FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E LETRAMENTO COMPUTACIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PESQUISAFORMAÇÃO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL NA REGIÃO AMAZÔNICA

A RESEARCH-TRAINING EXPERIENCE REPORT AT A FEDERAL UNIVERSITY IN THE AMAZON REGION

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p69-96

Autores

  • Albano de Goes Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
  • Ronaldo Nunes Linhares Universidade Tiradentes

Publicado

2023-04-03

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Artigos

Resumo

Na contemporaneidade a Computação provoca a necessidade de formação de profissionais da educação capazes de mediar os conhecimentos e lidar com essa problemática junto a crianças e adolescentes, desse modo, o objetivo deste estudo foi entender o uso de Sequência Didática, enquanto prática educativa em licenciaturas, para mediação de fundamentos sobre desenvolvimento do Letramento Computacional em alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Este objetivo pretende responder a seguinte o problema de pesquisa a ser investigado: Como estruturar sequências didáticas para possibilitar que licenciandos em Computação de uma determinada universidade na região amazônica se apropriem dos fundamentos necessários no desenvolvimento do Letramento Computacional em alunos regularmente matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental. Os dados demonstraram que colaboradores da experiência compreenderam que a Sequência Didática proposta ofertou condições para o desenvolvimento do Letramento Computacional de alunos nos anos iniciais do ensino fundamental, essa compreensão fica evidente na análise dos limites e possibilidades da sequência didática.

Biografia do Autor

Albano de Goes Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

Professor Adjunto na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Pós-Doutorado realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia. Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes. Especialista em Andragogia e Formação de Adultos pela Faculdade Futura. Especialista em Educação e Tecnologias pela Faculdade de Tecnologia e Ciências. Graduado em Pedagogia pela Universidade do Grande ABC (UNIABC/PROUNI). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária e Metodologias Ativas no Semiárido (GEP-PUMAS). Desenvolve estudos e orientações sobre Pedagogia Universitária; Andragogia; História da Educação Superior no Brasil; Metodologias Ativas na Educação; Tecnologias e Educação

Ronaldo Nunes Linhares, Universidade Tiradentes

Professor Titular Nível II do Programa de Pós Graduação em educação da Universidade Tiradentes e professor da Rede Estadual de Educação de Sergipe. Licenciado e Bacharel em História pela Universidade Federal de Sergipe (1986), Especialização em Educação Tecnológica pelo/IFMG, com mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (1996), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003) e Pós Doutoramento pela Universidade de Aveiro/Portugal. Membro da ABT, da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom). Coordenador do Núcleo de Criatividade, Inovação & Tecnologia na Educação Básica, do Simpósio Internacional de Educação e Comunicação e do Grupo de Pesquisa em Educação, comunicação e Sociedade CNPQ/UNIT. Desenvolve e orienta pesquisas em Educação, com ênfase em Tecnologias de Informação e Comunicação, principalmente nos seguintes temas: educação a distância, formação docente para uso das TDIC, letramento informacional e multimidiatico, criatividade, invoação e tecnologias na educação básica.

Como Citar

de Goes Souza, A., & Nunes Linhares, R. (2023). FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E LETRAMENTO COMPUTACIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PESQUISAFORMAÇÃO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL NA REGIÃO AMAZÔNICA: A RESEARCH-TRAINING EXPERIENCE REPORT AT A FEDERAL UNIVERSITY IN THE AMAZON REGION. Interfaces Científicas - Educação, 12(1), 69–96. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p69-96