FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E LETRAMENTO COMPUTACIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PESQUISAFORMAÇÃO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL NA REGIÃO AMAZÔNICA
A RESEARCH-TRAINING EXPERIENCE REPORT AT A FEDERAL UNIVERSITY IN THE AMAZON REGION
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p69-96Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.Resumo
Na contemporaneidade a Computação provoca a necessidade de formação de profissionais da educação capazes de mediar os conhecimentos e lidar com essa problemática junto a crianças e adolescentes, desse modo, o objetivo deste estudo foi entender o uso de Sequência Didática, enquanto prática educativa em licenciaturas, para mediação de fundamentos sobre desenvolvimento do Letramento Computacional em alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Este objetivo pretende responder a seguinte o problema de pesquisa a ser investigado: Como estruturar sequências didáticas para possibilitar que licenciandos em Computação de uma determinada universidade na região amazônica se apropriem dos fundamentos necessários no desenvolvimento do Letramento Computacional em alunos regularmente matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental. Os dados demonstraram que colaboradores da experiência compreenderam que a Sequência Didática proposta ofertou condições para o desenvolvimento do Letramento Computacional de alunos nos anos iniciais do ensino fundamental, essa compreensão fica evidente na análise dos limites e possibilidades da sequência didática.