AUTORIAS PARTILHADAS NA INTERFACE CIDADE-REDES DIGITAIS
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n3p29-40Palavras-chave:
Multirreferencialidade. Docência Online. Autoria. Pesquisa-Formação na Cibercultura.Publicado
2018-06-26
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A conexão de celulares, tabletes e notebooks em rede possibilita novas formas de aprender e ensinar, fazendo com que a relação no processo de produção conhecimento seja tecido entre todos-todos. É nesse cenário sociotécnico emergente que a presente pesquisa-formação na cibercultura se situa. A pesquisa em tela aconteceu com cursistas da disciplina de “Informática na Educação” do curso de Pedagogia UERJ/CEDERJ/UAB a distância pela plataforma Moodle, em 2017.01. Nessa disciplina, arquitetamos aulas que servem de disparadores de narrativas, vídeos, sons e imagens produzidos com os/pelos cursistas. Neste relato de pesquisa, trouxemos a “Aula 3 – Práticas pedagógicas ubíquas: (re)criando e (re)pensando os espaçostempos da formação na cidade!”, que é inspirada na docência interativa em ambiências híbridas para a manifestações de autorias, e cujo objetivo é ampliar o repertório do(a)s cursistas em relação ao espaçostempos formativos online via dispositivos móveis. Essa aula está composta por fórum de discussão no Moodle, artigo científico, atividade prática de produção autoral na interface cidade-redes digitais e seu compartilhamento em grupos de discussão pela rede social Facebook. Do cotidiano pesquisado emergiu a noção de práticas de autorias partilhadas, que pode ser compreendida como uma ação de autorização do sujeito no fazer por si mesmo (autoria) e de compartilhar a autoria para um grupo (partilha). Essa prática possibilita cada um trocar “algo que sei e que criei” na rede de participantes da turma.Como Citar
Carvalho, F. da S. P. de, & Santos, E. O. dos. (2018). AUTORIAS PARTILHADAS NA INTERFACE CIDADE-REDES DIGITAIS. Interfaces Científicas - Educação, 6(3), 29–40. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n3p29-40