PRÁTICAS E EVENTOS DE LETRAMENTOS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES ONLINE NA UNIVERSIDADE

Terezinha Fernandes, Dulce Márcia Cruz, Lúcia Amante

Resumo


Entender como ocorrem os eventos de letramentos digitais
no âmbito de práticas que visam desenvolver essas
competências em estudantes de educação a distância
constitui uma necessidade crucial na era da cibercultura.
Este capítulo se propõe a discutir os conceitos de
Práticas de Letramentos Digitais (PLD) e Eventos de Letramentos Digitais (ELD) apresentados em Souza (2016),
analisando o Módulo de Ambientação Online (MAO)da
Universidade Aberta de Portugal, oferecido aos estudantes
como exigência prévia à frequência do curso que
pretendem iniciar. À luz do PLD e ELD são analisados os
resultados do estudo realizado, buscando traçar a relação
entre as competências a desenvolver e as dimensões,
conhecimentos e habilidades mobilizadas durante
a formação que se configuram em letramentos digitais
(LD). Os resultados mostram que os LD implicam tanto
a apropriação das novas linguagens do meio digital,
quanto a prática efetiva de uso social destas, podendo
ser potencializadas através da formação.

Palavras-chave


Letramentos Digitais. Cibercultura. Mídias Digitais. Educação a Distância. Universidade. Estudantes Online.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17564/2316-3828.2017v6n1p81-92


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