PRÁTICAS E EVENTOS DE LETRAMENTOS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES ONLINE NA UNIVERSIDADE

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v6n1p81-92

Autores

  • Terezinha Fernandes Professora do Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.
  • Dulce Márcia Cruz Professora do Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.
  • Lúcia Amante Professora da Universidade Aberta – Laboratório de Educação a Distância e Elearning. Doutora em Ciências da Educação, Universidade Aberta, Portugal e Pós-doutora em Educação, Universidade Estadual de Santa Catarina, Brasil.

Palavras-chave:

Letramentos Digitais. Cibercultura. Mídias Digitais. Educação a Distância. Universidade. Estudantes Online.

Publicado

2017-10-14

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Dossiê

Resumo

Entender como ocorrem os eventos de letramentos digitais no âmbito de práticas que visam desenvolver essas competências em estudantes de educação a distância constitui uma necessidade crucial na era da cibercultura. Este capítulo se propõe a discutir os conceitos de Práticas de Letramentos Digitais (PLD) e Eventos de Letramentos Digitais (ELD) apresentados em Souza (2016), analisando o Módulo de Ambientação Online (MAO)da Universidade Aberta de Portugal, oferecido aos estudantes como exigência prévia à frequência do curso que pretendem iniciar. À luz do PLD e ELD são analisados os resultados do estudo realizado, buscando traçar a relação entre as competências a desenvolver e as dimensões, conhecimentos e habilidades mobilizadas durante a formação que se configuram em letramentos digitais (LD). Os resultados mostram que os LD implicam tanto a apropriação das novas linguagens do meio digital, quanto a prática efetiva de uso social destas, podendo ser potencializadas através da formação.

Como Citar

Fernandes, T., Cruz, D. M., & Amante, L. (2017). PRÁTICAS E EVENTOS DE LETRAMENTOS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES ONLINE NA UNIVERSIDADE. Interfaces Científicas - Educação, 6(1), 81–92. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v6n1p81-92