COVID-19: DESAFIOS DOS DOCENTES NA LINHA DE FRENTE DA EDUCAÇÃO

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p58-74

Autores

Palavras-chave:

Prática Docente, Ensino Remoto Emergencial, Pandemia, Covid 19.

Publicado

2020-09-06

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Resumo

A pandemia causada pela Covid-19 exigiu mudanças na organização da sociedade, que precisaram acontecer rapidamente e sem planejamento. Essas novas configurações também influenciaram a educação e levaram as instituições a se reorganizar, avaliando a possibilidade de ofertar o que está sendo chamado de “Ensino Remoto Emergencial”. Esse processo levou os professores, atores na linha de frente da educação, a encontrar muitos e novos desafios. Assim, o presente estudo busca narrar e compreender alguns desafios que estão postos à educação formal frente a este cenário, por meio do relato de nove (09) professores, dos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul. Com metodologia qualitativa e modalidade investigativa de análise narrativa, a partir dos processos de codificação e categorização. Três (03) categorias foram elencadas: estratégias de enfrentamento e ferramentas; apoio aos professores e apoio aos pais. Os resultados evidenciam diversos desafios, que vão desde dificuldades de acesso e falta de recursos à necessidade de promover equidade para o desenvolvimento de práticas que incluam todos os estudantes.

Biografia do Autor

Jaqueline Molon, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora de Matemática do IFRS e Doutoranda em Informática na Educação (PGIE - UFRGS)

Como Citar

Ludovico, F. M., Molon, J., Barcellos, P. D. S. C. C., & Franco, S. R. K. (2020). COVID-19: DESAFIOS DOS DOCENTES NA LINHA DE FRENTE DA EDUCAÇÃO. Interfaces Científicas - Educação, 10(1), 58–74. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p58-74

Referências

ALEXANDER, N.; GIBBONS, K.; MARSHALL, S.; RODRIGUEZ, M. C.; SWEITZER, J.; VARMA, K. Implementing Principles of Reimagine Minnesota in a Period of Remote Teaching and Learning. University of Minnesota, Minneapolis Foundation: Abril/2020. Disponível em: <https://conservancy.umn.edu/bitstream/handle/11299/212407/Reimagine-COVID19-Response.pdf?sequence=1> Acesso em: jun./2020.

ANTÓNIO MOREIRA, J.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital online. Revista UFG, v. 20, n. 26, 13 maio/2020. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438 >. Acesso em: jun./ 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. DECRETO Nº 9.057/ 2017. Brasília, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Parecer CNE/CP nº5/2020. Brasília, 2020.

BASTOS, L.C.; DE ANDRADE BIAR, L.. Análise de narrativa e práticas de entendimento da vida social. DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada. v. 31, n. 4, 2015. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/delta/v31nspe/1678-460X-delta-31-spe-00097.pdf> Acesso em: maio/2020.

CGI.br - COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros – TIC Domicílios 2018. [livro eletrônico] / Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2019. Disponível em: <https://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/2/12225320191028-tic_dom_2018_livro_eletronico.pdf> Acesso em: maio/2020.

COUTO, E. S.; COUTO, E. S. CRUZ, I. M. P.. #FIQUEEMCASA: Educação na Pandemia da Covid-19. Revista Interfaces Científicas Educação: v. 9, n.3, 2020. Disponível em: <https://periodicos.set.edu.br/index.php/educacao/article/view/8777 > Acesso em: jun./2020.

GRAY, D. E. Pesquisa no Mundo Real. Tradução: Roberto Cataldo Costa, 2 ed. Porto Alegre: Penso Editora, 2012.

MODELSKI, D.; GIRAFFA, L. M.M.; CASARTELLI, A. de. Tecnologias digitais, formação docente e práticas pedagógicas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/ep/v45/1517-9702-ep-45-e180201.pdf> Acesso: jun./2020.

PERRENOUD, P. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

TAROUCO, L. M. R. Competências Digitais dos Professores. In: Comitê Gestor da Internet no BRASIL (CGI.br). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC educação 2018. [livro eletrônico] São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2019. Disponível em: <https://cetic.br/media/docs/publicacoes/216410120191105/tic_edu_2018_livro_eletronico.pdf> Acesso em: maio/2020.

TORI, R.. Educação sem Distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. [livro eletrônico] 2. ed., São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.