EDUCAÇÃO, CORPOS E SUAS RESISTÊNCIAS NA CULTURA DIGITAL: ANÁLISE DE UMA NARRATIVA AUDIOVISUAL SOBRE GÊNERO

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n2p233-248

Autores

  • Rafaela Ferreira dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Rosilaine Wardenski Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Taís Rabetti Giannella Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Gênero, Corpo, Narrativa Audiovisual, Cultura Digital, Ensino Fundamental, Resistência

Publicado

2020-04-23

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Edição

Seção

Dossiê

Resumo

Este trabalho é recorte de uma dissertação de mestrado que envolveu a pesquisa e o desenvolvimento da atividade educativa “Vamos falar sobre gênero?” buscando problematizar com alunos do ensino fundamental os significados inscritos nos/sobre os corpos. Apresenta os resultados obtidos com a análise de uma narrativa audiovisual produzida no contexto desta atividade. Trata-se da narrativa “Preconceitos, Estereótipos e Bullying na Escola”, uma dramatização em vídeo, que conta a história de duas alunas, as quais criticam e buscam resistir a heteronorma. Com base no quadro teórico de Lundin (2011) e no modelo de análise temática de conteúdo de Bardin (2016), a narrativa foi analisada a partir de quatro categorias-chave: Corpos e suas Hierarquias, Corpos e suas Dicotomizações, Corpos e suas Estilizações e Corpos e suas Resistências. Como principais resultados, destaca-se a critica das alunas às práticas de bullying contra os sujeitos, que se afastam de modelos hegemônicos de feminilidade; às representações dos corpos presentes nos materiais didáticos, que contribuem com a naturalização das diferenças ao reforçar o pensamento binário e a normatização, por meio de uma performance, em que pode-se evidenciar que narrar é resistir. Por fim, percebemos o potencial da narrativa audiovisual como um processo potente de mobilização de saberes, experiências e propulsora de atos de resistência contra processos de generificação.

Biografia do Autor

Rafaela Ferreira dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda e Mestre em Educação em Ciências e Saúde pelo Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ; Especialista em Opinião Pública pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ – RJ; Graduada em Comunicação Social pela Faculdade CCAA – RJ; Endereço: Centro de Ciências da Saúde, UFRJ, Bloco L - Sala 55 Cidade Universitária - Ilha do Fundão - Rio de Janeiro - RJ - Brasil; Contato: rafiferreira22@gmail.com: Telefone (21) 99509-1445.

Rosilaine Wardenski, Universidade Federal do Rio de Janeiro

² Doutoranda e Mestre em Educação em Ciências e Saúde pelo Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ; Graduada em Ciências Biológicas – Universidade Federal do Rio de Janeiro; Endereço: Centro de Ciências da Saúde, UFRJ, Bloco L - Sala 55 - Cidade Universitária - Ilha do Fundão - Rio de Janeiro - RJ - Brasil. Contato: rosiwardenski@gmail.com; Telefone (21) 96583-6917.

Taís Rabetti Giannella, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação, Difusão e Gestão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e Mestre em Educação em Ciências e Saúde pelo Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ; Graduada em Ciências Biológicas - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ –; Endereço: Centro de Ciências da Saúde, UFRJ, Bloco L - Sala 55 - Cidade Universitária - Ilha do Fundão - Rio de Janeiro - RJ – Brasil; Contato: taisrg@yahoo.com.br. Telefone (21) 99626-8697.

Como Citar

dos Santos, R. F., Wardenski, R., & Giannella, T. R. (2020). EDUCAÇÃO, CORPOS E SUAS RESISTÊNCIAS NA CULTURA DIGITAL: ANÁLISE DE UMA NARRATIVA AUDIOVISUAL SOBRE GÊNERO. Interfaces Científicas - Educação, 8(2), 233–248. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n2p233-248

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