“UM CONTO MORAL QUE SIRVA DE ESPELHO DA VIDA”: BALTHAZAR GOES, UM INTELECTUAL PENSANDO O ENSINO DE HISTÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v7n2p23–34Palavras-chave:
ensino de História, historiografia, EducaçãoPublicado
2019-02-28
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Dossiê
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Nos primeiros decênios do século XX, inúmeros intelectuais passaram a promover o debate acerca da renovação da educação brasileira, por meio de discussões que envolviam a aplicabilidade dos novos métodos de ensino e as características norteadoras dos diferentes campos disciplinares. Neste artigo tem-se como foco s propostas sobre a metodologia do ensino de História defendidas pelo intelectual Balthazar Goes. O escopo do texto é entender as funções sociais do ensino de História na perspectiva defendida por Goes em textos elaborados nos dois primeiros decênios do século XX, como as “Apostilas Pedagógicas”, de 1905, e o “Programa de Ensino das Escolas Primárias” de 1912. Neste sentido, tornou-se possível entender as aproximações entre as propostas de inovações pedagógicas e os aspectos norteadores de uma cultura política republicana regional.Como Citar
Santos, M. F. de J. (2019). “UM CONTO MORAL QUE SIRVA DE ESPELHO DA VIDA”: BALTHAZAR GOES, UM INTELECTUAL PENSANDO O ENSINO DE HISTÓRIA. Interfaces Científicas - Educação, 7(2), 23–34. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v7n2p23–34