PRINCÍPIOS E FINALIDADES DA ESCOLA PRIMÁRIA E COMUM: A PERSPECTIVA DE ALMEIDA JÚNIOR (1940-1950)

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n3p161-170

Autores

  • Taís Renata Maziero Giraldelli Universidade Estadual de Maringá - UEM Faculdade Santa Maria da Glória - SMG
  • Maria Cristina Gomes Machado Universidade Estadual de Maringá
  • Cristiane Silva Mélo Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR

Palavras-chave:

História da Educação, Almeida Júnior, Educação Primária, Educação Comum.

Publicado

2018-06-26

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Artigos

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar na perspectiva do educador Antonio Ferreira de Almeida Júnior (1892-1971), os princípios e finalidades da escola primária brasileira. Seus ideais vão além do ensinar a ler, escrever e contar, pois deveria ser uma escola comum que abrangesse aspectos culturais, políticos, biológicos e sociais na formação da criança. O texto tem como pressuposto que a educação está intimamente relacionada ao modo de produção da sociedade, portanto, ela varia de acordo com o momento histórico e os objetivos sociais circunscritos. Em especial, ao se tratar da educação, o ensino primário ocupou destaque na história da educação brasileira, de forma singular. Dessa forma, os intelectuais colocaram o tema no centro das discussões e debates. É nessa conjuntura que elegemos Almeida Júnior como intelectual que defendia uma escola de ensino primário baseada no princípio de unidade formativa, comum, de caráter democrático e de tempo integral. Para ele, a escola era tida como base essencial para o desenvolvimento do ensino secundário e do superior. Os princípios e finalidades da escola primária, tidos pelo educador e observados nas décadas de 1940 a 1950, seriam essenciais para o desenvolvimento da sociedade e da formação humana. Por essa razão, possibilitaria a construção do projeto de nação brasileira que se almejava pelo país. Palavras-chave: História da Educação. Almeida Júnior. Educação Primária. Educação Comum.

Biografias Autor

Taís Renata Maziero Giraldelli, Universidade Estadual de Maringá - UEM Faculdade Santa Maria da Glória - SMG

Professora Assistente na Faculdade Santa Maria da Glória – SMG, Maringá – PR. Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá – UEM. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, Intelectuais e Instituições escolares (GEPHEIINSE – UEM).

Maria Cristina Gomes Machado, Universidade Estadual de Maringá

Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Pesquisadora Produtividade 1C do CNPq. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, Intelectuais e Instituições escolares (GEPHEIINSE – UEM) cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas.

Cristiane Silva Mélo, Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR

Professora do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, Campus Campo Mourão – PR. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, Intelectuais e Instituições escolares (GEPHEIINSE – UEM).

Como Citar

Maziero Giraldelli, T. R., Gomes Machado, M. C., & Silva Mélo, C. (2018). PRINCÍPIOS E FINALIDADES DA ESCOLA PRIMÁRIA E COMUM: A PERSPECTIVA DE ALMEIDA JÚNIOR (1940-1950). Interfaces Científicas - Educação, 6(3), 161–170. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n3p161-170

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