PRINCÍPIO DO INTERNATO ESCOLAR: PRIMÓRDIOS, PRÁTICAS E PERMANÊNCIAS NO BRASIL

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v7n2p107–120

Autores

  • Joaquim Tavares Conceição Professor da Universidade Federal de Sergipe (Colégio de Aplicação / PPGED/ Profhistória)

Palavras-chave:

Colégios, Educação, Internato, História

Publicado

2019-02-28

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Artigos

Resumo

Este artigo analisa as origens do internato escolar buscando compreender influências e/ou posicionamentos de pedagogias modernas na sua constituição e os primórdios e práticas do internamento para fins de instrução no Brasil. A origem ou princípio dos internatos escolares pode ser encontrado na evolução do sistema de ensino francês herdado das primeiras universidades medievais, especialmente da faculdade de Artes, e decorreu da necessidade de colocar os estudantes (crianças ou adolescentes) sob controle. No Brasil, os protótipos de instituições que funcionavam com internato remontam ao período colonial com a fundação dos primeiros colégios e/ou seminários pela Companhia de Jesus e os conventos e recolhimentos. Algumas características de práticas de internamento dessas instituições, tais como condições de admissão, vestimentas, alimentação, recreios, horários das atividades, em parte, permaneceram presentes nos usos e costumes de colégios-internatos que subsistiram na cultura escolar brasileira no decorrer do século XIX.

Biografia Autor

Joaquim Tavares Conceição, Professor da Universidade Federal de Sergipe (Colégio de Aplicação / PPGED/ Profhistória)

Doutor em História (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Bahia, Mestre em Educação (2007) e Graduado em História (1993) pela Universidade Federal de Sergipe. Professor efetivo da Universidade Federal de Sergipe (Colégio de Aplicação, Programa de Pós-Graduação em Educação da UFS -  Mestrado e Doutorado e do Mestrado Profissional em Ensino de História), líder do GEPHED: GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: Memórias, sujeitos, saberes e práticas educativas e coordenador do CEMDAP: Centro de Pesquisa Documentação e Memória do Colégio de Aplicação.

Como Citar

Conceição, J. T. (2019). PRINCÍPIO DO INTERNATO ESCOLAR: PRIMÓRDIOS, PRÁTICAS E PERMANÊNCIAS NO BRASIL. Interfaces Científicas - Educação, 7(2), 107–120. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v7n2p107–120

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