PRÁTICAS DE (NÃO) ATENDIMENTO À DIVERSIDADE DAS APRENDIZAGENS NO 1º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL
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https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v4n2p107-122Publicado
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Esse estudo buscou analisar como professoras da
Rede Municipal de Ensino de Recife vinham praticando
(ou não) o atendimento da diversidade das aprendizagens
no 1º ciclo, na área de língua portuguesa.
Contribuíram com a pesquisa nove docentes, de três
instituições, sendo três de cada escola, dos três anos
do ciclo I. Foram realizadas oito observações de aula
em cada turma acompanhada, bem como entrevistas
semi-estruturadas com as nove professoras. Os resultados
apontaram para uma maior presença de atividades
variadas entre as turmas de primeiro ano, se comparadas
às demais. Esse investimento parecia estar
intimamente vinculado às singularidades dessa etapa
do ciclo. Nos segundos e terceiros anos essa preocupação
tenderia a desaparecer, dadas as expectativas
que as profissionais expressavam na mudança para
o ciclo seguinte, momento em que poderia haver (ou
não) retenção dos alunos não alfabetizados.