ARTICULAÇÕES E USOS DO MATERIAL DIDÁTICO DE ESPANHOL EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE SERGIPE: (DES)ALINHAMENTOS COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENSINO?
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https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v4n2p83-96Publicado
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Este artigo trata de uma investigação que envolve os
livros didáticos de espanhol do Programa Nacional do
Livro Didático (PNLD) do ano de 2012 e sua relação
com os documentos de políticas públicas que regem
o ensino do espanhol no Brasil. Os objetivos foram:
levantar como se fez a escolha do livro didático de língua
espanhola, fruto do PNLD 2012; apresentar como
esses instrumentos são usados/manuseados pelos
docentes nos espaços formais de aprendizagem; e
verificar se há um alinhamento do preconizado nas
Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio
– Conhecimentos específicos de Espanhol (OCEM)
e no Guia do Livro Didático (Guia do PNLD – Línguas
Estrangeiras Modernas), com as ações efetivas dos
professores em seus contextos de trabalho. Foram realizadas
entrevistas, de onde coletamos os dados para
uma análise qualitativa. Nossas conclusões apontam
para um desalinhamento expressivo entre o que está
escrito e o que é feito na prática no ensino de espanhol
em Sergipe.