DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E MULTILINGUISMO EM DOCUMENTOS NORTEADORES DE POLÍTICAS PARA O ENSINO DE LÍNGUAS NO BRASIL
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https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v4n2p43-58Publicado
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Este trabalho tem como objetivo responder a seguinte
pergunta: os textos reguladores desenvolvidos sobre
o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras no
Brasil contemplam as realidades multilíngues ou a diversidade
linguística? Para tentar respondê-la, apresentamos,
neste estudo, um panorama a respeito de
como os documentos norteadores de políticas para o
ensino de línguas no Brasil, publicados entre 2000 a
2008, abordaram esta temática. Esta leitura tem por
base os postulados de Bourdieu (2008), o qual trata
sobre a produção e reprodução de uma língua legítima.
Percebe-se que, embora a discussão sobre a diversidade
linguística e multilinguismo apareça nos
textos reguladores mais recentes, estes conceitos
ainda não estão plenamente incorporados aos grandes
debates a respeito do ensino de línguas no Brasil.