REPENSANDO A EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ATUALIZAÇÃO CRÍTICA DO PAPEL DO BRINCAR COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM

A CRITICAL UPDATE ON THE ROLE OF PLAY AS A LEARNING TOOL

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2024v12n2p269-283

Autores

  • Mara Dantas Pereira Universidade Federal da Bahia

Publicado

2024-11-21

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Resumo

Em defesa das brincadeiras nos espaços escolar infantil, este ensaio teve por objetivo investigar e atualizar criticamente o papel do brincar como uma ferramenta de aprendizagem na Educação Infantil. Para tanto, utilizou-se o método dialético e adotou-se uma abordagem qualitativa, sendo a pesquisa do tipo bibliográfica, com delineamento descritivo de caráter exploratório. A literatura científica destaca a importância do brincar para a aprendizagem de crianças na primeira infância (0-6 anos), pois oportuniza o desenvolvimento infantil e a aquisição de habilidades cognitivas, emocionais e sociais essenciais para os anos iniciais do ensino fundamental. Contudo, as atividades lúdicas estão desaparecendo progressivamente nas instituições de ensino infantil. Para tentar reverter esse quadro, creches e pré-escolas devem valorizá-las e educadores(as) devem ter suporte para promovê-las.

Biografia Autor

Mara Dantas Pereira, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda em Psicologia. Universidade Federal da Bahia, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia. Salvador, BA, Brasil. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe. Licenciatura em Psicologia pela Universidade Tiradentes. Aracaju, SE, Brasil.

Como Citar

Dantas Pereira, M. (2024). REPENSANDO A EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ATUALIZAÇÃO CRÍTICA DO PAPEL DO BRINCAR COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM: A CRITICAL UPDATE ON THE ROLE OF PLAY AS A LEARNING TOOL. Interfaces Científicas - Educação, 12(2), 269–283. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2024v12n2p269-283