VIADO!: XINGAMENTO E CONFLITOS ENTRE MENINOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v11n1p82-94

Autores

  • Milena Costa Pinto Universidade Federal da Bahia
  • Duda Woyda Universidade Federal da Bahia

Publicado

2021-08-09

Downloads

Não há dados estatísticos.

Resumo

A partir de xingamentos e conflitos entre meninas/os da unidade escolar Eliza Dias de Azevedo, no distrito
de Vila de Abrantes, Camaçari/BA, este trabalho tem como objetivo refletir acerca de discursos e práticas
LGBTfóbicas, bem como demonstrar, no sentido de desconstruir, tais discursos e tais práticas, principalmente
por meio da sensibilização e da construção de empatia para com os sujeitos afetados pela LGBTfobia.
Buscamos articular a compreensão e apreensão de conceitos relevantes para o processo de (des)(re)
aprendizagem com leituras, análises, discussões e atividades de cunho prático, que propiciaram ao
público alvo a experiência de conhecer aspectos intrínsecos à LGBTfobia, sua presentificação e caracterização
no ambiente escolar e criar dispositivos de transformação dessa realidade.

Biografias Autor

Milena Costa Pinto, Universidade Federal da Bahia

Mestra em Estudo de Linguagens – UNEB; Especialista em
Gênero e Sexualidade na Educação – UFBA; Especialista
em Estudos Linguísticos e Literários – UFBA; Graduada em
Letras – UNIJORGE; Professora da rede pública municipal
de Camaçari. 

Duda Woyda, Universidade Federal da Bahia

Doutorando no Curso de Pós-Graduação em Cultura e
Sociedade – UFBA, na linha de pesquisa em artes; Ator na
ATeliê voadOR TEATRO (www.atelievoadorteatro.com.br).

Como Citar

Costa Pinto, M. ., & Woyda, D. . (2021). VIADO!: XINGAMENTO E CONFLITOS ENTRE MENINOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Interfaces Científicas - Educação, 11(1), 82–94. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v11n1p82-94