OS ESTILOS DE APRENDIZAGEM E A PRODUÇÃO DE SABERES AUDIOVISUAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR ONLINE

Autores

  • Vívian Martins
  • Edméa Santos

Publicado

2020-11-16

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Resumo

A teoria dos estilos de aprendizagem proporciona ao docente o desenvolvimento de metodologias, considerando estudantes em seus processos de significação e interesses. O objetivo principal da pesquisa é compreender como a teoria dos estilos de aprendizagem pode ser utilizada na educação superior on-line, contribuindo para a criação de estratégias didáticas com vídeos na cibercultura. A licenciatura em pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro foi o campo de pesquisa. A partir do método da pesquisa-formação na cibercultura, foi acionado o dispositivo de pesquisa Oficina de Produção de Cibervídeos. Os resultados são a elaboração de um desenho didático para a educação on-line, com base nos estilos de aprendizagem da turma e um dispositivo de pesquisa como espaço de produção de cibervídeos.

Biografia do Autor

Vívian Martins

Pedagoga (UERJ), Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (UFF), Mestra em Educação (UERJ) e Doutoranda em Educação (UERJ). Docente do Instituto Federal do Rio de Janeiro. Membro do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. http://docenciaonline.pro.br/moodle/course/view.php?id=87

Edméa Santos

Professora Titular-Livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua no Instituto de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC), na linha de pesquisa ‘Linha 1: Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas’. Editora-chefe da Revista Docência e Ciberculria (Proped/UERJ), link: https://www.e-publicacoes. uerj.br/index.php/re-doc. Líder do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. Membro do Observatório FORMACCE, Membro do Laboratório de Imagem da UERJ. Coordenadora do GT 16 – ‘Educação e Comunicação’ da ANPED - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação> (2017-2019, recondução até a presente data). Professora da disciplina Informática na Educação no curso de Pedagogia a Distância UERJ/CEDERJ. Pedagoga pela UCSAL, mestre e doutora em Educação pela UFBA. Pós-doutora em e-learning e EAD pela UAB-PT, onde colabora esporadicamente no MPEL - Mestrado em Pedagogia do e-Learning. Atua na formação inicial e continuada de professores e pesquisadores. Áreas de atuação: “Educação e Cibercultura, Pesquisa e Práticas Pedagógicas, Formação de Professores, Didática, Currículos: teorias, práticas e políticas, Informática na Educação, Educação Online, EAD. Site/acervo: www.edmeasantos.pro.br ORCID: http://orcid.org/0000-0003-4978-9818

Como Citar

Martins, V., & Santos, E. . (2020). OS ESTILOS DE APRENDIZAGEM E A PRODUÇÃO DE SABERES AUDIOVISUAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR ONLINE. Interfaces Científicas - Educação, 10(2), 124–139. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9793