FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E CURRÍCULO: CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS BRASILEIRAS ENTRE 2012 E 2017
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v7n2p133–144Palavras-chave:
Formação Inicial de Professores. Ciências da Natureza. Currículo e Revisão Bibliográfica Sistemática.Publicado
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Este estudo objetiva compreender a formação inicial de professores de Ciências da Natureza e sua relação com o currículo. Para isto, é apresentada uma revisão bibliográfica sistemática das pesquisas brasileiras entre os anos de 2012 e 2017, disponíveis nas bases de dados da SciELO e IBICT. Teses, dissertações e artigos foram utilizados para responder a seguinte situação-problema: quais pesquisas sobre a formação inicial de professores de Ciências da Natureza no Brasil, entre 2012 e 2017, impactam diretamente sobre os currículos? Os resultados indicam que os aspectos metodológicos e de estudo teórico sobre o modelo vigente de currículo na formação inicial são os estudos predominantes. As propostas metodológicas são aquelas que impactam diretamente sobre o currículo, uma vez que requerem a aplicação para posterior análise da viabilidade. As mudanças que ocorrem se efetivam, embora inclinadas a situações pontuais no currículo nos cursos de formação.Como Citar
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