CIBERESPAÇO, ETNOGRAFIA VIRTUAL E EDUCAÇÃO: A COMPREENSÃO DE OUTROS E NOVOS ESPAÇOS DE PESQUISA
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v6n1p13-22Palavras-chave:
Etnografia Virtual. Cibercultura. Mídias e Redes Sociais Digitais. Migração.Publicado
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Este artigo é parte de tese de doutoramento desenvolvido no contexto do Lêtece/UFMT. É fruto de pesquisa de caráter multidisciplinar na área de educação em diálogo com o projeto “Aprender e ensinar com as TDIC: sobre tendências, dilemas e perspectivas”. Discorremos sobre o processo de construção da investigação que se desenvolveu no ciberespaço, baseado na Etnografia Virtual (HINE, 2004). A pesquisa é etnográfica, e a internet se configurou como veículo onde se processam as mudanças sociais (CASTELLS, 1999) e espaço profícuo para pesquisas em todas as áreas. Buscamos as condições de existência dos migrantes haitianos no Brasil, entre 2010-2016, a partir de manifestações de brasileiros nos portais de notícias G1, Folha de São Paulo e UOL e nas redes sociais Facebook e Twitter, com foco no racismo.Como Citar
Referências
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