MINERAÇÃO DE DADOS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: APORTES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v6n1p125-136

Autores

  • Anabela Aparecida Silva Babosa Universidade Federal de Rondônia - UNIR Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO http://orcid.org/0000-0002-7738-8563
  • Fábio Santos Andrade Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Rafael Nink de Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO

Palavras-chave:

pesquisa, educação a distância, mineração de dados

Publicado

2017-10-14

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Edição

Seção

Dossiê

Resumo

Na Educação a Distância existe um limbo no volume de registros sobre o processo de aprendizagem gerados pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem. A mineração de dados serve para descobrir informações invisíveis por meio da análise de grandes quantidades de dados. Esse estudo investiga aspectos da mineração de dados como recurso tecnológico para as investigações no Ambiente Virtual de Aprendizagem dos cursos técnicos de Educação a Distância do Instituto Federal em Rondônia. A pesquisa apresenta os aportes e os procedimentos de pesquisa utilizando as técnicas de mineração de dados a partir da análise do banco de dados e a ação reflexiva dos professores pesquisadores. Os resultados indicam que a mineração de dados permite acesso a informações sobre o processo educativo tais como aproveitamento, desempenho e predição do resultado final identificando relações entre dados que podem produzir novos conhecimentos sobre a realidade. Isso possibilita a reflexão sobre o ensinar e o aprender e por conseguinte a tomada de decisão com o uso destes dados para melhorar os resultados educacionais. A termo, sugere o aprofundamento sobre as contribuições deste processo para a pesquisa em educação.

Biografia do Autor

Anabela Aparecida Silva Babosa, Universidade Federal de Rondônia - UNIR Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO. Graduada em Pedagogia. Especialista em Metodologia do Ensino Superior e Mestranda em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia- UNIR. Endereço: Av. Amazonas, n° 7370. Casa 03, Residencial Milano, Bairro Tiradentes. Porto Velho/Rondônia - Brasil. Cep:76824588. E-mail: annabellabarbosa@gmail.com anabela.barbosa@ifro.edu.br tel. (69)984150012

Fábio Santos Andrade, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso UFMT. Mestre em Ciências Sociais (área de Sociologia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC. Educador Social. Professor da Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Endereço: Rua 2504, n° 3553, Jardim Social, Vilhena. Porto Velho/Rondônia- Brasil. E-mail: fasaan@hotmail.com fabioandrade@unir.br tel.(69) 98432-2812

Rafael Nink de Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO

Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO. Endereço: Av. Amazonas, n° 7370. Casa 03, Residencial Milano, Bairro Tiradentes. Porto Velho/Rondônia. Cep:76824588. E-mail: rafaelnink@gmail.com rafael.nink@ifro.edu.br tel. (69) 984155168

Como Citar

Silva Babosa, A. A., Andrade, F. S., & de Carvalho, R. N. (2017). MINERAÇÃO DE DADOS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: APORTES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Interfaces Científicas - Educação, 6(1), 125–136. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v6n1p125-136

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