DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DOCENTE

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v7n1p105–114

Autores

  • Katia de Moura Graça Paixão Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", campus de Marília-SP
  • Jucenei do Carmo França e Silva Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Palavras-chave:

Formação Continuada, Docência, Deficiência Intelectual.

Publicado

2018-10-17

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Artigos

Resumo

Este artigo teve como objetivo apresentar a percepção de professores de classe comum sobre sua formação continuada e atuação docente na perspectiva inclusiva, com foco na deficiência intelectual. Para a coleta de dados, realizou-se uma entrevista semiestruturada com dois (02) professores, de uma escola pública do Estado de São Paulo, das disciplinas de História e Língua Portuguesa, tendo como categorias: inclusão escolar, competência profissional, formação continuada, sistema de ensino e condições de trabalho. Em suas falas, os professores afirmaram que consideram sua formação insuficiente para atuar na educação inclusiva, e que não lhes são oportunizados cursos de formação continuada sobre esta temática em serviço. Os professores possuem curso de pós-graduação Lato Sensu na área em que atuam, mas defendem que haja a oferta de cursos nesta modalidade com enfoque inclusivo para a formação docente. Os participantes afirmaram que encontram muitas dificuldades em sala de aula para promover a inclusão de estudantes com deficiência intelectual, principalmente para elaborarem uma adequação curricular, Tendo em vista a percepção anunciada pelos professores, considera-se que a formação docente deve ser um processo ininterrupto no magistério, estando a serviço das demandas da sala de aula, dos anseios dos professores e garantindo a apropriação de conhecimentos sobre o ensino e aprendizagem na perspectiva da diversidade com vistas à autonomia docente e profissional.

Biografia do Autor

Katia de Moura Graça Paixão, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", campus de Marília-SP

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", campus de Marília-SP, Pedagoga da área de Educação Especial-UFSC, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão Social (GEPIS)

Jucenei do Carmo França e Silva, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Professora efetiva da rede estadual do Estado de São Paulo e Especialista em Educação Especial na área de Deficiência Intelectual, pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Núcleo de Educação a Distância (NEaD).

Como Citar

Paixão, K. de M. G., & França e Silva, J. do C. (2018). DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DOCENTE. Interfaces Científicas - Educação, 7(1), 105–114. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v7n1p105–114

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