LEITURA, TEXTOS OFICIAIS E PROVINHA BRASIL: REFLEXÕES SOBRE UM MESMO TEMA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v4n2p97-106

Autores

  • Solange dos Santos
  • Leilane Ramos da Silva Mestra em Letras, Universidade Federal de Sergipe (UFS), com área de concentração em Estudos Linguísticos; Tutora a distância no Centro de Educação a distância (CESAD) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Rede – PROFLETRAS da Universidade Federal de Sergipe

Publicado

2016-02-29

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Artigos

Resumo

 A par da necessidade de estudar os documentos norteadores

do ensino de leitura no Brasil e a relação

que estes mantêm com os recursos utilizados em sala

de aula, este artigo busca observar como a Provinha

Brasil segue as diretrizes relacionadas ao ensino de

leitura, sugeridas nos textos oficiais concernentes às

séries iniciais. Para tanto, descreve os objetivos, os

pressupostos teóricos e a metodologia da Provinha

Brasil e analisa as questões dos testes 1 e 2 da edição

2013. A análise ratifica a ideia de que a Provinha

Brasil concebe a leitura como prática social, que vai

além da decodificação, abrangendo especificidades

da alfabetização e do letramento.

Biografia do Autor

Solange dos Santos

Doutora em Letras (UFPB, 2005), com área de concentração em Linguística e Língua Portuguesa; Professora do Departamento de Letras Vernáculas, do Programa de Pós-graduação em Letras – PPGL e do Mestrado Profissional de Letras em Rede – PROFLETRAS, Universidade Federal de Sergipe

 

Como Citar

dos Santos, S., & Silva, L. R. da. (2016). LEITURA, TEXTOS OFICIAIS E PROVINHA BRASIL: REFLEXÕES SOBRE UM MESMO TEMA. Interfaces Científicas - Educação, 4(2), 97–106. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v4n2p97-106