O Serviço de Psicologia e os testes: preparando em laboratório as transformações no ensino de matemática dos anos iniciais

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v4n3p81-90

Autores

  • Nara Vilma Lima Pinheiro
  • Wagner Rodrigues Valente

Palavras-chave:

Pedagogia científica. Aritmética. Testes Pedagógicos.

Publicado

2016-06-05

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Artigos

Resumo

Esse texto trata de resultados parciais da pesquisa, em desenvolvimento, sobre experiências realizadas com testes mentais e de escolaridade, aplicadas em escolas primárias de São Paulo. Os testes utilizados eram apropriações de modelos estrangeiros e adaptados ao contexto brasileiro pelo Serviço de Psicologia Aplicada na década de 1930. Trata-se de um tempo em que a pedagogia buscava o status de ciência e se consolidou com o movimento de aplicação de testes psicológicos e pedagógicos no ambiente escolar. A investigação busca responder algumas questões: em meio a tantos testes estrangeiros, quais foram os escolhidos para aferir as habilidades aritméticas na escola primária paulista? Que habilidades aritméticas seriam testadas? Como fonte de pesquisa utilizar-se-á atas do Serviço de Psicologia Aplicada.

Como Citar

Pinheiro, N. V. L., & Valente, W. R. (2016). O Serviço de Psicologia e os testes: preparando em laboratório as transformações no ensino de matemática dos anos iniciais. Interfaces Científicas - Educação, 4(3), 81–90. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v4n3p81-90

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