POSTURA DO DOCENTE DE ENFERMAGEM NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES
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https://doi.org/10.17564/2316-3828.2024v12n2p329-344Publicado
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Este estudo teve o objetivo de descrever a influência da postura dos docentes de enfermagem no desenvolvimento de competências socioemocionais para o processo ensino aprendizagem e as estratégias para desenvolvimento. Estudo exploratório, descritivo com abordagem qualitativa. Participaram 57 discentes de enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior Pública. Utilizou-se a técnica de grupo focal e, para interpretação dos dados, a análise temática indutiva. Foi possível descrever que a postura do docente de enfermagem impacta no desenvolvimento de competências socioemocionais. A postura esteve associada com a empatia, acessibilidade, profissionalismo, didática, motivação, justiça e feedback construtivo. Observou-se que essas posturas influenciam no desenvolvimento emocional na medida que promovem a resolução de conflitos, confiança e autoconfiança do estudante e na modelagem de comportamentos. Os resultados têm o potencial de informar e aprimorar as condutas docentes e práticas pedagógicas nas escolas de enfermagem, promovendo um ambiente de aprendizagem mais eficaz e humanizado.