“TEMPO, PARA QUE TE QUERO?”: O CONCEITO DE TEMPO NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2024v12n2p81-101

Autores

  • Ana Camila de Andrade Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • João Carlos Pereira de Moraes Universidade Federal do Pampa
  • Ana Lúcia Pereira UEPG

Publicado

2024-04-29

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Artigos

Resumo

Este artigo visa analisar os usos e debates do conceito de tempo nas pesquisas em Educação. Como procedimento metodológico foi realizada uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Dentro das bases, foram filtrados os trabalhos a partir dos descritores: “conceito de tempo” AND “educação”.  Tal levantamento foi realizado em novembro de 2020, considerando o período 1998-2020.  Com base em material elaborado, emergiram dezenove (19) dissertações de Mestrado e cinco (5) teses de Doutorado com a temática tempo que foram organizadas e analisadas a partir da metodologia de Análise de Conteúdo. Como resultado, elencamos quatro categorias: (1) Tempo e o trabalho pedagógico na Infância; (2) Tempo e Aspectos teóricos, históricos e filosóficos; (3) Tempo e o trabalho pedagógico com Jovens e Adultos; e (4) Tempo e Formação de Professores: pesquisa e produção do conceito. Nossos resultados apontam ainda que existem possibilidades de ampliação e a produção de novas incursões sobre a temática tempo como espaço de trabalho nas pesquisas em educação, pois ainda existem lacunas e potencialidades do conceito que podem ser explorados em estudos futuros.

Biografia do Autor

Ana Camila de Andrade, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEPG) e Licenciada em Pedagogia (UEPG).

João Carlos Pereira de Moraes, Universidade Federal do Pampa

Professor da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA. Doutor em Educação (USP), Mestre em Educação Científica e Tecnológica (UFSC), Licenciado em Matemática (UENP) e Pedagogia (UEM).

Ana Lúcia Pereira, UEPG

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora Adjunta no Departamento de Matemática e Estatística e nos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Ensino de Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). É editora associada dos periódicos Frontiers in Psychology e Frontiers in Education. Bolsista produtividade da Fundação Araucária

Como Citar

Andrade, A. C. de, Moraes, J. C. P. de, & Pereira, A. L. (2024). “TEMPO, PARA QUE TE QUERO?”: O CONCEITO DE TEMPO NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO. Interfaces Científicas - Educação, 12(2), 81–101. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2024v12n2p81-101