A TEMÁTICA DAS DROGAS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE REAÇÕES QUÍMICAS

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v7n3p41-54

Autores/as

  • João Batista dos Santos-Filho Instituto federal de Sergipe http://orcid.org/0000-0003-4332-0074
  • Tatiana Santos de Araujo Batista Departamento de Licenciatura em Química, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe, 49055-260, Aracaju-SE, Brasil
  • Manuelânia Santos da Cruz Departamento de Licenciatura em Química, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe, 49055-260, Aracaju-SE, Brasil

Palabras clave:

aprendizagem significativa, reações químicas, drogas

Publicado

2019-04-17

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Resumen

Nos livros didáticos o assunto reações químicas é trabalhado de forma mecânica. Nossa tarefa como professores foi modificar o ensinar, isto é, a abordagem do tema foi fundada na integração do conceito de reações químicas e na discussão do aspecto social com a temática “Drogas”. O projeto foi desenvolvido com os alunos do primeiro ano do ensino médio, em uma escola pública de Aracaju-Sergipe. Foram utilizadas várias metodologias, entre elas um jogo lúdico de quebra cabeça, filme e aulas discursivas. Esse método foi satisfatório, permitindo verificar as dificuldades dos alunos e contribuindo para uma aprendizagem significativa e para formação de cidadãos conscientes e ativos.

Biografía del autor/a

João Batista dos Santos-Filho, Instituto federal de Sergipe

professor do Instituto Federal de Sergipe, doutor em física pela UFMG, Mestre em Física e Engenheiro eletricista pela UFS.

Tatiana Santos de Araujo Batista, Departamento de Licenciatura em Química, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe, 49055-260, Aracaju-SE, Brasil

Professora do Instituto Federal de Sergipe, doutora e Mestra em Física pela UFS, Graduada em Química licenciatura pela UFS.

Manuelânia Santos da Cruz, Departamento de Licenciatura em Química, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe, 49055-260, Aracaju-SE, Brasil

Estudante de Graduação em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe

Cómo citar

Santos-Filho, J. B. dos, Araujo Batista, T. S. de, & da Cruz, M. S. (2019). A TEMÁTICA DAS DROGAS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE REAÇÕES QUÍMICAS. Interfaces Científicas - Educação, 7(3), 41–54. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v7n3p41-54

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