ESTUDANDO NOVAS ROTAS PARA PROBLEMATIZAR O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO CONTEMPORÂNEO E SEUS IMPACTOS NA SOCIEDADE
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v6n1p149-162Palabras clave:
Desenvolvimento científico e tecnológico. Impactos na sociedade. Diálogo tradutor. Espaços sociais virtuais.Publicado
2017-10-14
Descargas
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Número
Sección
Dossiê
Licencia
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.Resumen
O presente texto apresenta: (i) Diretrizes para promover intervenções pedagógicas voltadas para a problematização do desenvolvimento científico e tecnológico contemporâneo e seus impactos na sociedade em três perspectivas: (a) como diretrizes para promover uma formação crítica acerca das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade; (b) como aporte pedagógico para uma formação crítica e (c) como possibilidades dos espaços sociais da Web 2.0 para educação. (ii) O desenho de uma intervenção pedagógica. (iii) Parte da análise crítico- -reflexiva realizada a partir dos dados produzidos ao longo da intervenção pedagógica. A fundamentação teórica centra-se no Movimento CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), na Alfabetização Científica e Tecnológica; na pedagogia da liberdade de Freire e na sua transposição para o ensino de ciências; na pedagogia crítica de Henry Giroux e em autores que discutem a cibercultura no contexto da educação. Destaca-se deste estudo o reconhecimento da imbricada relação colaboração/confiança necessária para promover, com apoio dos espaços sociais da Web 2.0, rupturas para a melhor compreensão social de temáticas marcadas por Ciência e Tecnologia.Cómo citar
Schwertl, S. L., Bazzo, W. A., & Lapa, A. B. (2017). ESTUDANDO NOVAS ROTAS PARA PROBLEMATIZAR O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO CONTEMPORÂNEO E SEUS IMPACTOS NA SOCIEDADE. Interfaces Científicas - Educação, 6(1), 149–162. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v6n1p149-162