O JORNAL DE PESQUISA E O DIÁRIO DE CAMPO COMO DISPOSITIVOS DA PESQUISA-FORMAÇÃO

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v6n1p47-58

Autores/as

  • Maristela Midlej Silva de Araujo Veloso UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA
  • Maria Helena Silveira Bonilla UFBA

Palabras clave:

Pesquisa-formação – Jornal de pesquisa – Diário de campo

Publicado

2017-10-14

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Número

Sección

Dossiê

Resumen

O presente trabalho é parte de uma pesquisa de doutorado intitulada O professor e a autoria no contexto da cibercultura: redes da criação no cotidiano da escola. O estudo foi conduzido pela pesquisa-formação, com a abordagem da complexidade e os pressupostos da pesquisa nos/dos/com os cotidianos, em diálogo com os estudos da cibercultura e formação de professores e uso de tecnologia. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Padre Carlo Salerio, situada no município de Itabuna-Ba, uma das 10 escolas baianas a receber os laptops do Projeto Um Computador por Aluno (PROUCA). Três praticantes professoras (PP) de turmas do Fundamental II nos acompanharam nessa investigação. Analisamos as práticas pedagógicas em diferentes espaçostempos da escola, as narrativas das praticantes e os documentos de processo. Para tal, utilizamos diferentes dispositivos de pesquisa. Buscamos compreender o movimento de criação das professoras no cotidiano da escola, além dos atos do currículo materializados nas suas práticas pedagógicas. Apesar de ter contado com vários dispositivos de pesquisa como os encontros de formação, as nossas conversas, os documentos de processo, decidimos neste artigo priorizar os diários de pesquisa, pois constatamos que estes oferecem pistas sobre as maneiras como se desenvolve o processo da pesquisa-formação, além de elencar alguns elementos que contribuem para a formação do professor-pesquisador.

Cómo citar

Silva de Araujo Veloso, M. M., & Bonilla, M. H. S. (2017). O JORNAL DE PESQUISA E O DIÁRIO DE CAMPO COMO DISPOSITIVOS DA PESQUISA-FORMAÇÃO. Interfaces Científicas - Educação, 6(1), 47–58. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v6n1p47-58

Citas

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