A FUNÇÃO DA NARRATIVA E DOS PERSONAGENS EM UM JOGO DIGITAL EDUCATIVO: ANÁLISE DO JOGO SAGA DOS CONSELHOS

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v6n1p59-70

Autores

  • Daniela Karine Ramos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Patrícia Nunes Martins Instituto Federal de Santa Catarina
  • Bruna Santana Anastácio Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Jogo Digital. Aprendizagem. Narrativa.

Publicado

2017-10-14

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Edição

Seção

Dossiê

Resumo

Este artigo tem como objetivo destacar a importância da narrativa e dos personagens em um jogo educativo para contribuir com a imersão do jogador e com a sua aprendizagem. Diante disso, são abordados aspectos relacionados ao design de games, a imersão, a identificação e a emoção como elementos importantes à experiência do jogador. Para tanto, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa com 19 participantes do Curso de Extensão a Distância de Formação Continuada em Conselhos Escolares (MEC) que utilizou como parte de suas atividades o jogo digital “Saga dos Conselhos”. O jogo digital “Saga dos Conselhos” é composto por mini games contextualizados ao universo escolar e tem como objetivo principal a revisão dos conteúdos do curso. Para a coleta de dados, utilizou-se as entrevistas semi estruturadas com objetivo de proporcionar relatos dos participantes sobre as experiências com o uso do jogo digital “Saga dos Conselhos” e suas percepções quanto aos elementos visuais e interativos. Os resultados revelaram a importância das narrativas, dos personagens e das imagens para identificação do jogador e sua imersão no jogo. Nesse sentido, foram destacados aspectos como elementos visuais e feedback como importantes para a compreensão do jogo, além de orientar o jogador em sua trajetória de aprendizagem. Por fim, destacam-se a influência da imagem e dos aspectos interativos visuais para a compreensão do jogo digital, bem como sua importância para a aprendizagem.

Biografia do Autor

Daniela Karine Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação e Professora do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina

Patrícia Nunes Martins, Instituto Federal de Santa Catarina

Mestre em Educação, Especialista em Educação a Distância, Professora de Artes Visuais e Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância do Instituto Federal de Educação - IFSC/ Caçador

Bruna Santana Anastácio, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Educação e Graduada em Licenciatura em Educação Física

Como Citar

Ramos, D. K., Martins, P. N., & Anastácio, B. S. (2017). A FUNÇÃO DA NARRATIVA E DOS PERSONAGENS EM UM JOGO DIGITAL EDUCATIVO: ANÁLISE DO JOGO SAGA DOS CONSELHOS. Interfaces Científicas - Educação, 6(1), 59–70. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v6n1p59-70

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