COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS SOBRE O “ARMÁRIO”: AS CONVERSAS ONLINE COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO DA PESQUISA HISTÓRICO-CULTURAL NA CIBERCULTURA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v6n1p23-34

Autores/as

  • Dilton Ribeiro do Couto Junior Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Helenice Mirabelli Cassino Ferreira Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Maria Luiza Magalhães Bastos Oswald Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Palabras clave:

“armário”, metodologia, dialogismo, alteridade.

Publicado

2017-10-14

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Número

Sección

Dossiê

Resumen

Fruto de pesquisa de doutorado recentemente concluída, este texto propõe discutir a importância das conversas online como procedimento metodológico da pesquisa histórico-cultural na cibercultura. O trabalho foi fundamentado teórico e metodologicamente nos conceitos de dialogismo e alteridade de Mikhail Bakhtin, fundamentais na interpretação do material empírico produzido com um grupo de jovens no Facebook que não se identifica com a heterossexualidade. Gênero, sexualidade e as experiências no/com o “armário” foram alguns dos temas discutidos com os sujeitos ao longo do trabalho de campo, evidenciando a centralidade das conversas online no estreitamento dos vínculos sociais e afetivos entre/com o grupo de jovens internautas.

Biografía del autor/a

Dilton Ribeiro do Couto Junior, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ), com bolsa CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa Infância, Juventude, Educação e Cultura (IJEC) e do Grupo de Estudos em Gênero e Sexualidade e(m) Interseccionalidades (Geni).

Helenice Mirabelli Cassino Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Membro do Grupo de Pesquisa Infância, Juventude, Educação e Cultura (IJEC).

Maria Luiza Magalhães Bastos Oswald, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora associada da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ). Líder do Grupo de Pesquisa Infância, Juventude, Educação e Cultura (IJEC).

Cómo citar

do Couto Junior, D. R., Ferreira, H. M. C., & Oswald, M. L. M. B. (2017). COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS SOBRE O “ARMÁRIO”: AS CONVERSAS ONLINE COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO DA PESQUISA HISTÓRICO-CULTURAL NA CIBERCULTURA. Interfaces Científicas - Educação, 6(1), 23–34. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v6n1p23-34

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