PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA A TERCEIRA IDADE ATRAVÉS DE MEMÓRIAS E TRADIÇÕES CULTURAIS: CASO NUPATI/UFS

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v5n1p61-68

Autores/as

  • Helena Maria Fagundes dos Santos Braz
  • Laura Cecília Fagundes dos Santos Braz

Palabras clave:

Práticas Educacionais. Memórias. Terceira Idade.

Publicado

2016-10-17

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Número

Sección

Artigos

Resumen

O estudo é resultado de um trabalho realizado com os integrantes do Núcleo de Pesquisas e Ações da Terceira Idade – NUPATI/UFS, que abordou as práticas educativas vivenciadas pela Terceira Idade, em oficinas pedagógicas intituladas “Contos e Lendas”, durante o período de 2012/2, com o intuito de resgatar as tradições, a memória e os costumes. Nas oficinas, foi observada melhoria na interação social entre os idosos e na capacidade da escuta, criatividade e interpretação, através do benéfico contato com os diversos tipos de gêneros literários, além de estimulá-los a contribuir, de maneira enriquecedora, com suas experiências, histórias cheias de vida, sentimentos e poesias, vivenciadas e acumuladas ao longo da existência de cada um.

 

Biografía del autor/a

Helena Maria Fagundes dos Santos Braz

Especialista em MBE Análise e Gestão de Negócios pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Bacharel em Administração de empresas pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Docente da Universidade Paulista (UNIP), Unidade São José – Aracaju/SE. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura e Subjetividade (GPECS/UNIT/CNPq). E-mail: hbraz81@gmail.com

Laura Cecília Fagundes dos Santos Braz

Graduada em Direito pela Universidade Tiradentes-UNIT (2007). Pós-graduada em Direito Público pela UNIASSELVI. Acadêmica da Faculdade de Letras-Português da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Ex-Membro da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Sergipe (OAB/SE). Ex-Conselheira Titular no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (representante da OAB/SE). Ex-Assessora Técnico-Jurídica da FHS (Fundação Hospitalar de Saúde/SE). Experiência em Advocacia, Assessoria e Assistência de Juiz. Ex-Subsecretária Substituta da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE). Palestrante (temas jurídicos e referentes à Terceira Idade). Professora de Língua Portuguesa em projetos voluntários. Coordenadora e Facilitadora de oficinas e minicursos com temas voltados à Terceira Idade. Técnica Judiciária do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE). e Mestranda em Direitos Humanos pela Universidade Tiradentes-UNIT.E-mail:lauracbraz@hotmail.com

Cómo citar

Fagundes dos Santos Braz, H. M., & Fagundes dos Santos Braz, L. C. (2016). PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA A TERCEIRA IDADE ATRAVÉS DE MEMÓRIAS E TRADIÇÕES CULTURAIS: CASO NUPATI/UFS. Interfaces Científicas - Educação, 5(1), 61–68. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v5n1p61-68