A premissa da avaliação na educação de crianças: uma questão pedagógica.
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v4n3p105-114Palabras clave:
avaliação, premissa, aprendizagem, questão pedagógicaPublicado
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Este texto objetiva o debate de resultados de pesquisa e de experiências pedagógicas que foram se somando ao longo de nossa prática docente em diferentes níveis escolares, tomando por base a avaliação para a aprendizagem mediada pela didática. As principais experiências pedagógicas estão demonstradas e debatidas ao longo do texto em linguagem dialógica, abordando qualidade educacional, objetivos de avaliação, formação pedagógica, conceitos ou notas, avaliação na educação infantil, instrumentos de avaliação e avaliação para crianças. Os principais autores que auxiliaram na inspiração dos debates que se processaram ao longo do texto foram: Luckesi (1992), Penna Firme (1988), Raths (1948) e Tyler (1966). Os principais resultados da pesquisa configuram-se, por ordem de importância, da seguinte forma: a) a avaliação estabelece-se em função da aprendizagem; b) a aprendizagem formaliza a educação; c) e a didática estabelece-se entre a avaliação e a aprendizagem, fortalecendo entre ambas processo de vinculação interdependente. Dessa forma, os resultados da pesquisa reúnem condições para a formalização de patamar, cuja inspiração educativa fomenta a educação nos diferentes níveis escolares, a começar pela educação infantil e o ensino fundamental. Sabe-se não haver unanimidade de opinião em relação ao estabelecimento do período dos três primeiros anos escolares para a concretização da alfabetização. No entanto, essa medida poderá sucesso incerto devido a dois fatores: condições de trabalho insuficientes e despreparo dos recursos humanos.Cómo citar
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LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: sendas percorridas. 549 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1992.
OLIVEIRA, Z. M. R. Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
PENNA FIRME, T. Avaliação: resposta, responsabilidade, integração. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Estudos e confrontos: universidade/ensino de 1º grau: coletânea de textos sobre os benefícios mútuos de uma integração. Brasília, DF, p. 135-64, 1988.
RATHS, L. E. Class Lecture. New York: Summer University, 1948.