ASPECTOS HISTÓRICOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO DOS PRIMEIROS JARDINS DE INFÂNCIA NO ESTADO DO PARANÁ

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v4n1p67-76

Autores/as

  • Jaqueline Delgado Paschoal
  • Maria Cristina Gomes Machado

Publicado

2015-10-19

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Número

Sección

Dossiê

Resumen

O objetivo deste estudo foi conhecer, registrar e analisar a criação e organização do trabalho pedagógico dos primeiros Jardins de Infância paranaenses. A metodologia utilizada pautou-se no Método Histórico pois, por meio desse foi possível compreender os aspectos sociais, econômicos e políticos que atravessava o Brasil e o Estado do Paraná naquele momento histórico. Os resultados da pesquisa apontam que embora esse estado seja pioneiro na criação do primeiro Jardim de Infância, não oficial, do Brasil Império no ano de 1862; somente na República duas novas instituições foram criadas pelo poder público; uma no ano de 1906, intitulada “Maria de Miranda”, que adotou os princípios froebelianos que priorizava as brincadeiras no desenvolvimento do trabalho, e a outra em 1911, chamada “Emília Ericksen”, que buscou como referencial a metodologia de Maria Montessori que propunha uma organização curricular de acordo com o desenvolvimento infantil. Apesar de divergentes, ambas configuraram-se como ambientes de aprendizagens e valorizaram a originalidade do seu pensamento infantil.

Biografía del autor/a

Jaqueline Delgado Paschoal

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá-UEM. Docente

do Curso de Pedagogia no Departamento de Educação da Universidade

Estadual de Londrina

Cómo citar

Paschoal, J. D., & Machado, M. C. G. (2015). ASPECTOS HISTÓRICOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO DOS PRIMEIROS JARDINS DE INFÂNCIA NO ESTADO DO PARANÁ. Interfaces Científicas - Educação, 4(1), 67–76. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v4n1p67-76