A docência sob suspeita: as representações de gênero no campo da educação

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n2p93-110

Autores/as

  • Alfrancio Ferreira Dias Universidade Federal de Sergipe
  • Maria Helena Santana Cruz

Palabras clave:

Trabalho docente, Relações de Gênero, Sentido do Trabalho

Publicado

2014-02-27

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Número

Sección

Artigos

Resumen

Este artigo aborda as representações de gênero no campo da educação, destacando as experiências de socialização do trabalho docente a partir das trajetórias escolares, familiares e profissionais, o sentido e significado do trabalho na perspectiva dos/as docentes e o trabalho como uma categoria central e imaterial na vida dos/as docentes. A metodologia utilizada neste trabalho apoia-se em análises de fontes bibliográficas e em resultados de pesquisas de campo com diferentes dimensões metodológicas. Infere-se que os/as docentes vivenciam as mudanças das relações no interior do trabalho e na família, atribuindo sentidos ao trabalho que realizam a partir de suas identificações como professores/as e homens/mulheres, construídas no decorrer de suas trajetórias.

Biografía del autor/a

Alfrancio Ferreira Dias, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestre em Educação na área de Inovação Pedagógica pela Universidade da Madeira (UMA) e Graduado em Pedagogia. Autor dos Livros "Identidades e relações de gênero sobre múltiplos olhares" (2013) e Gênero Trans e Multidisciplinar (20013). Professor Auxiliar I da Universidade Federal da Sergipe - Campus Itabaiana, atuando nos seguintes temas: Estudos sobre Trabalho e Gênero; Gênero e Educação; Formação e Qualificação Docente; Práticas Educativas e Culturais.

Cómo citar

Dias, A. F., & Cruz, M. H. S. (2014). A docência sob suspeita: as representações de gênero no campo da educação. Interfaces Científicas - Educação, 2(2), 93–110. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n2p93-110