GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIA FORMATIVA COM PROFESSORAS

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v11n1p67-81

Autores

  • Marta Alencar dos Santos Universidade Federal da Bahia
  • Carla Cristina dos Santos de Jesus Universidade Federal da Bahia
  • Amanaiara Conceição de Santana Miranda Universidade Federal da Bahia

Publicado

2021-08-09

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Resumo

Este texto apresenta uma experiência formativa junto as professoras de escolas comunitárias da Península
Itapagipana de Salvador/BA no âmbito de um projeto de intervenção, produto do curso de especialização
em Gênero e Sexualidade na Educação ofertado pela Universidade Federal da Bahia. Esta
formação teve como tema central as discussões sobre gênero e sexualidades na Educação Infantil.
Os aportes teóricos utilizados se centram nas discussões sobre os feminismos negros e a interseccionalidade
(ASSIS, 2009). Nos encontros com as professoras buscamos refletir com elas as concepções
pessoais e profissionais acerca de gênero e sexualidade em suas vidas a fim de rompermos os
estereótipos de gênero e sexualidade presente na sociedade e nas práticas pedagógicas e elegermos
pedagogias outras que favoreçam o respeito às diferenças.
As abordagens metodológicas utilizadas na formação foram orientadas a partir dos estudos
de Virgínia Kastrup (1999; 2005) e Amanaiara Conceição Miranda (2018), trazendo uma discussão
sobre aprendizagem inventiva, evidenciando os deslocamentos, as desaprendizagens e problematizações
numa ação pedagógica transgressora de um fazer junto as crianças pequenas. Formações de
professoras como a apresentada neste texto podem contribuir para que as crianças pequenas vivam
suas vidas permeadas pelo afeto e respeito as suas escolhas cotidianas.

Biografia do Autor

Marta Alencar dos Santos, Universidade Federal da Bahia

Mestra em Educação – UFBA; Doutoranda; Professora
Assistente da Universidade Estadual de Feira de Santana –
UEFS e da Educação Básica na Rede Municipal de Ensino
em Salvador-BA; Vice-coordenadora do grupo de pesquisa
Corpo-Território, Educação e Decolonialidade.

Carla Cristina dos Santos de Jesus, Universidade Federal da Bahia

Mestra em Educação e Contemporaneidade Universidade
do Estado da Bahia – UNEB; Pedagoga – UFBA; Professora
e Coordenadora Pedagógica da Educação Básica na
Rede Municipal de Ensino em Salvador-BA.

Amanaiara Conceição de Santana Miranda, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Difusão do Conhecimento – UFBA; Professora
e Coordenadora Pedagógica na Rede Municipal de Ensino
em Salvador-BA; Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa
e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades – NuCus/
UFBA. 

Como Citar

Alencar dos Santos, M. ., dos Santos de Jesus, C. C. ., & Conceição de Santana Miranda, A. . (2021). GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIA FORMATIVA COM PROFESSORAS. Interfaces Científicas - Educação, 11(1), 67–81. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v11n1p67-81