GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIA FORMATIVA COM PROFESSORAS
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v11n1p67-81Publicado
Descargas
Descargas
Número
Sección
Licencia
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.Resumen
Este texto apresenta uma experiência formativa junto as professoras de escolas comunitárias da Península
Itapagipana de Salvador/BA no âmbito de um projeto de intervenção, produto do curso de especialização
em Gênero e Sexualidade na Educação ofertado pela Universidade Federal da Bahia. Esta
formação teve como tema central as discussões sobre gênero e sexualidades na Educação Infantil.
Os aportes teóricos utilizados se centram nas discussões sobre os feminismos negros e a interseccionalidade
(ASSIS, 2009). Nos encontros com as professoras buscamos refletir com elas as concepções
pessoais e profissionais acerca de gênero e sexualidade em suas vidas a fim de rompermos os
estereótipos de gênero e sexualidade presente na sociedade e nas práticas pedagógicas e elegermos
pedagogias outras que favoreçam o respeito às diferenças.
As abordagens metodológicas utilizadas na formação foram orientadas a partir dos estudos
de Virgínia Kastrup (1999; 2005) e Amanaiara Conceição Miranda (2018), trazendo uma discussão
sobre aprendizagem inventiva, evidenciando os deslocamentos, as desaprendizagens e problematizações
numa ação pedagógica transgressora de um fazer junto as crianças pequenas. Formações de
professoras como a apresentada neste texto podem contribuir para que as crianças pequenas vivam
suas vidas permeadas pelo afeto e respeito as suas escolhas cotidianas.