DISCUTIR SEXUALIDADE/GÊNERO PARA PREVENÇÃO AO HIV/AIDS: PERCEPÇÕES DE JOVENS/ADOLESCENTES NUMA ESCOLA PÚBLICA DE MATA DE SÃO JOÃO
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https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v11n1p25-39Publicado
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Este trabalho objetivou identificar no contexto escolar se os/as jovens conseguem perceber a importância
de se trabalhar as questões de sexualidade e gênero como estratégia de combate ao aumento
das infecções de HIV/AIDS. A metodologia empregada teve uma abordagem de pesquisa ação na qual
os/as sujeitos/as participaram ativamente da construção de aprendizados. Os/as jovens revelaram a
necessidade de trabalhar questões de gênero e sexualidade na escola como forma de reduzir o número
de contaminados/as por HIV/AIDS. Destacaram também que se faz necessário utilizar uma linguagem
e metodologias participativas como oficinas lúdicas que facilitem a compreensão das discussões
e reflexões para que possam tornar-se jovens multiplicadores da promoção a saúde e valorização
das diversidades.