TICS NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E OPORTUNIDADES EM TEMPO DE QUARENTENA

Authors

Keywords:

Tecnologias da Informação e Comunicação, Ensino Superior, Ensino Online, Educação Remota Emergencial

Published

2024-03-21

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Abstract

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) influenciam a forma como as pessoas se relacionam, trabalham e estudam. Estas ganharam ainda mais destaque nos últimos meses, em decorrência da pandemia do Coronavírus, sendo seu uso para a educação amplamente discutido pela comunidade acadêmica. Tem-se atribuído o termo educação remota emergencial à solução utilizada pelas instituições de ensino para transformar as aulas antes presenciais em online. Reconhecendo o novo cenário e as alternativas apresentadas à educação superior, este estudo procurou responder a seguinte questão: quais desafios e oportunidades oferecem as TICs no contexto da educação superior, após a adoção da educação remota de emergência? Como oportunidades, tem-se a comunicação a qualquer tempo e espaço, além do desenvolvimento de autonomia do estudante quanto ao seu aprendizado. Entre os desafios estão a inclusão digital, a adequação da infraestrutura de instituições de ensino e a capacitação de professores para o uso de TICs.

Author Biographies

Fernanda Gobbi de Boer Garbin, Universidade Federal do Pampa

Professora do Curso de Engenharia de Produção

Carlos Alberto Rojas Carvajal, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorando em Educação

Alexandre Guilherme, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professor e Coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação e Violência/CNPq (GruPEV).

How to Cite

Garbin, F. G. de B., Carvajal, C. A. R., & Guilherme, A. (2024). TICS NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E OPORTUNIDADES EM TEMPO DE QUARENTENA. Interfaces Científicas - Educação, 12(2), 38–52. Retrieved from https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9564

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