APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS POR MEIO DA TEMÁTICA CORONAVÍRUS: UMA PROPOSTA PARA ENSINO DE QUÍMICA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p110-123

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Problemas. Coronavírus. Ensino de Química.

Publicado

2020-09-06

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Resumo

A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é uma metodologia de ensino centrada no aluno, promove o pensamento crítico, a resolução de problemas e pode apresentar resultados favoráveis no período de ensino remoto, em virtude da suspensão de atividades escolares. A ABP associada à temática Coronavírus, foi desenvolvida pelo professor da disciplina de Química, com 285 estudantes de Ensino Médio, de uma escola pública do município de São Sepé/RS. Buscou-se avaliar as percepções dos estudantes acerca das atividades, por meio do ensino remoto, comparando a ABP em relação a atividades tradicionais de ensino. Os resultados mostram que o material didático agrega conhecimento a temática atual, e juntamente com a metodologia, estimulam o envolvimento dos sujeitos na busca por respostas. A ABP aliada a temática Coronavírus, permitiu estabelecer novos saberes, o interesse dos estudantes frente as suas atividades escolares, como uma alternativa às metodologias tradicionais.

Biografia do Autor

Fernando Vasconcelos de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Químicas da Vida e Saúde/ UFSM Professor da Rede Estadual de Educação do RS

Vanessa CANDITO, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Especialista em Ciências Ambientais pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Químicas da Vida e Saúde// UFRGS Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Leonan Guerra, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pampa Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Químicas da Vida e Saúde// UFRGS Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Maria Rosa Chitolina Schetinger, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul Mestre em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS Doutora em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná – UFPR Pós-doutora no Albert Einstein College of Medicine/USA Professora titular da Universidade Federal de Santa Maria

Como Citar

de Oliveira, F. V., CANDITO, V., Guerra, L., & Schetinger, M. R. C. (2020). APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS POR MEIO DA TEMÁTICA CORONAVÍRUS: UMA PROPOSTA PARA ENSINO DE QUÍMICA. Interfaces Científicas - Educação, 10(1), 110–123. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p110-123

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