“BRADO FORTE, MÁGICO E SAUDOSO, QUE VIBRA EM NOSSO CORAÇÃO GENTIL”: A SEMANA DA PÁTRIA E A EDUCAÇÃO EM IMPRESSOS PARAIBANOS (1937-1945)
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v7n2p75–84Keywords:
Impressos. Festividades. Semana da Pátria. Educação. Estado Novo.Published
Downloads
Downloads
Issue
Section
License
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.Abstract
O presente texto tem como escopo apresentar o papel dos impressos paraibanos na divulgação das festividades da Semana da Pátria e a relação desta comemoração com a formação educacional dos jovens estudantes, no Estado da Paraíba, durante o Estado Novo (1937-1945). As fontes utilizadas foram o jornal A União e A Imprensa, além da Revista do Ensino. Dentre esses periódicos, o jornal A União tinha, dentre suas funções primordiais, em se tratando de um jornal oficial, a propaganda do governo Vargas. A Imprensa, por ser um periódico ligado à Igreja Católica, não focava somente nessa questão, mas também eram reservados espaços para a divulgação dos atos do governo. Já a Revista do Ensino tinha um caráter mais técnico, era distribuída nas escolas com o intuito de orientar as questões educacionais da época, mas não se isentava da divulgação, por exemplo, de atos festivos recorrentes neste período. O diálogo com autores como DaMatta (1997); Horta (1994) e Capelato (1998) deram luz à construção do texto. O que foi possível perceber com este estudo é que os três impressos citados tinham como foco a divulgação e a orientação para uma educação nacionalista, que fosse capaz de despertar o espírito de brasilidade entre os jovens estudantes. Expressavam, também, a concepção da História predominante no período, que tinha por base o culto dos grandes vultos representativos do Brasil, e uma das formas mais viáveis para alcançar esse objetivo eram as grandes festividades empreendidas em comemoração à Semana da Pátria, que foi analisada neste artigo.How to Cite
References
ABRANCHES, Helena Lopes. Palestras cívicas. 2. ed.
Rio de Janeiro, 1943.
BENCOSTTA, Marcus Levy Albino. Desfiles
Patrióticos: memória e cultura cívica dos grupos
escolares de Curitiba (1903-1971). VIDAL, Diana
Gonçalves (org.). In: Grupos Escolares: cultura
escolar primária e escolarização da infância no Brasil
(1893-1971). Campinas-SP: Mercado de Letras, 2006.
CAPELATO, Maria Helena Rolim. Multidões em cena:
Propaganda Política no Varguismo e no Peronismo.
Campinas-SP: Papiros, 1998.
CARVALHO; C.H; ARAÚJO; J.C; NETO, W.G. Discutindo
a história da educação; a imprensa enquanto objeto
de análise histórica (Uberlândia-MG, 1930-1950). In:Novos temas em história da educação brasileira:
instituições escolares e educação na imprensa.
/ José Carlos Araújo e Décio Gatti Júnior (org.).
Campinas- SP: Autores Associados, 2002.
DAMATTA, Roberto. Carnavais, malandros e heróis:
para uma sociologia do dilema brasileiro. 6. ed. Rio
de Janeiro: Rocco, 1997.
HOBSBAWM, Eric.; RANGER, Terence (org.). A
Invenção das tradições. Tradução de Celina Cardim
Cavalcante. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
HORTA, José Silvério Baía. O hino, o sermão e a
ordem do dia: a educação no Brasil (1930-1945). Rio
de Janeiro: Editora UFRJ, 1994.
MIRANDA, Dustan. A juventude brasileira. Jornal A
União, 15 set. 1938.
PEREIRA, Júnia Sales. A escultura da raça.
Juventude e eugenia no Estado Novo. 1999.
Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia e
Ciências Humanas,Belo Horizonte, 1999.
SCHELBAUER, A. L. Entre anúncios e artigos:
registros do método de ensino intuitivo do jornal
A Província de São Paulo (1875-1889). In: História
da educação pela imprensa/ Analete Regina
Schelbauer, José Carlos Souza Araújo (org.).
Campinas-SP: Editora Alínea, 2007.
VAZ, Aline Choucair. A escola em tempos de festa:
poder, cultura e práticas educativas no Estado Novo
(1937-1945). 2006. Dissertação (Mestrado em Educação)
– Universidade Federal de Minas Gerais, 2006.
VELOSO, Ricardo Grisi. História de A Imprensa.
Caminhando Juntos. Páscoa não deve ser só
chocolate. João Pessoa, n. 8, p. 5, abr. 2003.
ZANLORENZI, Claudia Maria Petchak. História da
Educação, fontes e a imprensa. Revista HISTEDBR
On-line, Campinas, n. 40, p. 60-71, dez.2010.
Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/
ojs/index.php/histedbr. Acesso em: 28 nov. 2018.