SOBRE O TEMPO E O CONTROLE DOS CORPOS NA ESCOLA PRIMÁRIA: O QUE DIZEM DEZESSETE PROFESSORES DO TERRITÓRIO DA GRANDE ARACAJU (1930 -1961)
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v5n3p97-112Keywords:
Escola Primária, Ritos, Tempo, Grande Aracaju.Published
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o presente artigo objetiva compreender como se estabeleceram os ritos e rotinas do tempo escolar, na Escola Primária no território da Grande Aracaju, no período que compreende 1930-1961. De tal maneira, tomamos enquanto objeto de estudo os relatos orais de 17 professores(as) aposentados. Partimos dos pressupostos da História Cultural Francesa, segundo as análises de Roger Chartier (1990) e, nessa mesma direção operamos com a pesquisa bibliográfica e a metodologia da História Oral. Assim, conjecturamos que os ritos e rotinas é o resultado das determinações legais, institucionais e a atuação de sujeitos que vivenciaram e também instituíram tempos e controles na escola.
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