DE ENSINO PRESENCIAL PARA O REMOTO EMERGENCIAL: adaptações, desafios e impactos na pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p180-193Palavras-chave:
Educação. Ensino Remoto Emergencial. Covid-19. TDIC.Publicado
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A maior pandemia do século XXI foi causada pela proliferação do coronavirus SARS-CoV-2 pelo mundo, que tem afetado os países nos diferentes aspectos da sociedade e impulsionado mudanças emergenciais, inclusive na educação. O principal objetivo deste artigo é discutir as mudanças realizadas nas práticas pedagógicas, durante o processo de transição do ensino presencial para o ensino remoto emergencial na disciplina de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Sergipe. Para tanto, o artigo apresenta a metodológica sala de aula invertida com uso das tecnologias digitais de informação e comunicação como forma de adaptação ao ensino remoto emergencial, além das práticas desenvolvidas pelos discentes e docentes da disciplina. Ao refletir as práticas, concluiu-se que, apesar da existência de inúmeros recursos tecnológicos para oportunizar essa forma de ensino, os fatores de ordem socioeconômica e familiar podem comprometer a sua concretização efetiva a fim de alcançar as diferentes realidades dos sujeitos.Como Citar
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