DE ENSINO PRESENCIAL PARA O REMOTO EMERGENCIAL: adaptações, desafios e impactos na pós-graduação

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p180-193

Autores

  • Mário André de Freitas Farias Instituto Federal de Sergipe
  • Gilson Pereira Santos Júnior Instituto Federal de Sergipe; Universidade Federal de Sergipe
  • Humberto Luiz Barros Moraes Instituto Federal de Sergipe
  • Solange Melo do Nascimento Instituto Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Educação. Ensino Remoto Emergencial. Covid-19. TDIC.

Publicado

2020-09-06

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Resumo

A maior pandemia do século XXI foi causada pela proliferação do coronavirus SARS-CoV-2 pelo mundo, que tem afetado os países nos diferentes aspectos da sociedade e impulsionado mudanças emergenciais, inclusive na educação. O principal objetivo deste artigo é discutir as mudanças realizadas nas práticas pedagógicas, durante o processo de transição do ensino presencial para o ensino remoto emergencial na disciplina de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Sergipe. Para tanto, o artigo apresenta a metodológica sala de aula invertida com uso das tecnologias digitais de informação e comunicação como forma de adaptação ao ensino remoto emergencial, além das práticas desenvolvidas pelos discentes e docentes da disciplina. Ao refletir as práticas, concluiu-se que, apesar da existência de inúmeros recursos tecnológicos para oportunizar essa forma de ensino, os fatores de ordem socioeconômica e familiar podem comprometer a sua concretização efetiva a fim de alcançar as diferentes realidades dos sujeitos.

Biografia do Autor

Mário André de Freitas Farias, Instituto Federal de Sergipe

Doutor em Ciências da Computação pela UFBA. Mestre em Modelagem Computacional de Conhecimento pela UFAL. Especialista em Análise de Sistemas pela UCAM. Bacharel em Sistemas de Informação pela UNIT. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do ProfEPT/IFS.

Gilson Pereira Santos Júnior, Instituto Federal de Sergipe; Universidade Federal de Sergipe

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação da UFS. Mestre em Ciência da Computação pela UFCG. Bacharel em Ciência da Computação pela UNIT. Professor EBTT do IFS.

Humberto Luiz Barros Moraes, Instituto Federal de Sergipe

Mestrando do Mestrado Profissional de Educação Profissional e Tecnológica/IFS Servidor Técnico Administrativo da Universidade Federal de Sergipe Graduado em História/Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe

Solange Melo do Nascimento, Instituto Federal de Sergipe

Mestranda do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica/IFS Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal de Sergipe Graduada em História/Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe

Como Citar

Farias, M. A. de F., Santos Júnior, G. P., Moraes, H. L. B., & Nascimento, S. M. do. (2020). DE ENSINO PRESENCIAL PARA O REMOTO EMERGENCIAL: adaptações, desafios e impactos na pós-graduação. Interfaces Científicas - Educação, 10(1), 180–193. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p180-193

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