RETÓRICA E REALIDADE: OPINIÃO DE UNIVERSITÁRIOS SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DA PROGRESSÃO CONTINUADA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n1p59-74

Autores

  • Valdir Aparecido da Silva UMC
  • Luci Mendes de Melo Bonini UMC
  • Antônio Sergio de Azevedo Damy Professor no Centro Universitário Braz Cubas.
  • Alessandro Moreira Leite Doutorando em Ciências Políticas pelo Instituto Universitário de Lisboa – ISCTE

Palavras-chave:

Evasão Escolar. Estudantes Universitários. Políticas Públicas. Progressão Continuada.

Publicado

2020-05-08

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Edição

Seção

Dossiê

Resumo

Este trabalho tem como tema, políticas públicas educacionais, mais especificamente a política de ciclos e a progressão continuada. São objetivos deste trabalho: i) identificar e descrever a opinião de estudantes universitários acerca das suas dificuldades no ensino superior e sobre a progressão continuada e a qualidade da educação e ii) apresentar um breve panorama acerca das políticas educacionais de ciclo no Brasil e em São Paulo. Trata-se de uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa de corte transversal. Os dados foram coletados ao longo de outubro de 2018 a outubro de 2019, por meio de uma pesquisa de opinião entre 140 universitários (estudantes ou recém-formados) do estado de São Paulo. As maiores dificuldades para aprendizagem de conteúdos na universidade apontadas foram a Língua Portuguesa e a Matemática. Entre os participantes muitos acreditam que a má qualidade da educação básica os prejudicou ao longo da graduação, outros atribuem à progressão continuada alguns de seus problemas, assim como a falta de valorização dos professores e problemas de infraestrutura escolar. As conclusões apontam para uma maior compreensão do sistema educacional brasileiro em suas dimensões continentais e na sua diversidade geográfica e étnico-cultural a fim de se melhorar a qualidade da educação básica.

Biografia do Autor

Valdir Aparecido da Silva, UMC

Mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Mogi das Cruzes e Graduado em Ciências Contábeis – UMC.

Luci Mendes de Melo Bonini, UMC

Doutora e Mestre em comunicação e semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP; Professora permanente no Programa de Mestrado em Políticas Públicas da Universidade de Mogi das Cruzes – UMC e colaboradora no Mestrado em Habitação – Tecnologia e Planejamento no Instituto de Pesquisas Tecnológicas – USP.

Antônio Sergio de Azevedo Damy, Professor no Centro Universitário Braz Cubas.

Mestre em Semiótica Tecnologias de Informação e Educação pela Universidade Braz Cubas – (BC; Graduado em Ciências Sociais pela Pontifícia universidade Católica de São Paulo – PUC-SP; Professor no Centro Universitário Braz Cubas.

Alessandro Moreira Leite, Doutorando em Ciências Políticas pelo Instituto Universitário de Lisboa – ISCTE

Mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Mogi das Cruzes – UMC; Doutorando em Ciências Políticas pelo Instituto Universitário de Lisboa – ISCTE; Especialista em Direito Público pela Universidade Salesiana de Lorena e em Direito Digital e Telecomunicações, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo; Advogado.

Como Citar

da Silva, V. A., Bonini, L. M. de M., Azevedo Damy, A. S. de, & Leite, A. M. (2020). RETÓRICA E REALIDADE: OPINIÃO DE UNIVERSITÁRIOS SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DA PROGRESSÃO CONTINUADA. Interfaces Científicas - Educação, 9(1), 59–74. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n1p59-74

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