SILVINO OLAVO DA COSTA: ESCRITOS DE SOLIDÃO E SILÊNCIO
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p94-107Palavras-chave:
Silvino Olavo da Costa. História da Educação. Biografia.Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.Resumo
O artigo se propõe perscrutar manuscritos inéditos do poeta e intelectual paraibano Silvino Olavo da Costa (1897-1969) escritos durante a segunda metade do século XX e que se encontram sob a responsabilidade do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEBR-GT/PB) e, ao mesmo tempo, analisá-los mediante outros escritos biográficos já publicados sobre tal personagem histórico. Para tanto, fez-se uso do método biográfico enquanto uma perspectiva metodológica no campo da História da Educação a fim de se entender a trajetória, inserção e contribuição nos espaços intelectuais de sua época enquanto um revelador do tempo histórico vivido/narrado por ele em seus poemas, pensamentos e anotações diversas. Como um dos maiores representantes do simbolismo paraibano, Silvino Olavo da Costa publicou grandes obras de cunho jurídico e literário, entre elas, “Cisnes” (1924); “Socialização e Estética do Direito” (1924); “Esperança – Lírio Verde da Borborema – Discurso” (1925); “Sombra Iluminada” (1927); “Cordialidade – Estudo Literário – 1ª Série” (1927); e “Badiva”, obra publicada postumamente (1997). A partir das fontes históricas consultadas, compreendeu-se aqui o papel do intelectual paraibano Silvino Olavo da Costa como produtor, difusor e intérprete das ideias de seu tempo, seja na condição de poeta e colaborador nos jornais, seja na condição de gestor público, ou como expoente do direito, na travessia de ideias que marcaram o fim do Império e a ascensão da República no Brasil, sob o auspício dos ideais políticos liberais.Como Citar
Referências
BATISTA, Simone Vieira. A trajetória intelectual de Silvino Olavo da Costa: uma análise histórica, cultural e educacional. 2011. Dissertação. (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba, 2011.
BURITY, Glauce Maria Navarro. Antenor Navarro, um homem além do seu tempo: intelectual, jornalista, revolucionário e administrador público. João Pessoa: Editora A União, 2010.
FARIA FILHO, Luciano Mendes de; SALES, Zeli Efigênia Santos de. Escolarização da infância brasileira: a contribuição do bacharel Bernardo Pereira de Vasconcelos. In: FARIA FILHO, Luciano Mendes de e INÁCIO, Marcilaine Soares (Orgs.) Político, literatos, professoras e intelectuais: o debate público sobre educação em Minas Gerais. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2009.
FERREIRA, Rau. Silvino Olavo da Costa. Esperança/PB: Editora Banabuyê, 2010.
___________. Silvino Olavo da Costa: outras histórias. Esperança/PB: Editora Banabuyê, 2017.
JOFFILY, José. Prefácio: Nasce um novo escritor. In: MAURÍCIO, João de Deus. A vida dramática de Silvino Olavo da Costa. João Pessoa/PB: Editora A União, 1990.
MAURÍCIO, João de Deus. A vida dramática de Silvino Olavo da Costa. João Pessoa/PB: Editora A União, 1990.
SALIBA, Elias Thomé. Cultura. In: SCHWARCZ, Lilia Moritz. (Org.). A abertura para o mundo: 1889-1930. São Paulo: Objetiva, 2012. p. 239-294.