EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROCESSO DE AMBIENTALIZAÇÃO DE UNIVERSIDADES CATARINENSES

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v7n3p197-210

Autor/innen

  • Lucia Ceccato de Lima Universidade do planalto catarinense
  • Schayla Letyelle Costa Pissetti Mestra em Educação - PPGE – UNIPLAC
  • Mauricio Augusto de Farias Vaz Bolsista - Engenharia Civil – UNIPLAC

Schlagworte:

Ambientalização. Educação Ambiental. Ensino Superior

Veröffentlicht

2019-06-19

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Abstract

Esta pesquisa objetivou conhecer as ações ambientais que tem contribuído com o processo de ambientalização de universidades catarinenses como estratégia de educação ambiental no ensino superior. O referencial teórico que fundamentou a discussão a respeito da ambinetalização foi alicerçado em Kitzmann (2012) e Guerra e Figuiredo (2014). A ambientalização caracteriza-se pela inserção e discussão da dimensão ambiental onde ainda não acontece. A metodologia em uma abordagem qualitativa, realizou a coleta de dados por meio do preenchimento de um quadro de referência por representantes das universidades participantes do Projeto de Pesquisa: Ambientalização e Sustentabilidade na Educação Superior: Subsídios às Políticas Institucionais em Santa Catarina – Chamada Pública FAPESC nº 01/2014 – Programa Universal – 2014 a 2017. Como resultado obteve – se categorias com ocorrência nas quarto dimensões de ambientalização da universidade: ensino, pesquisa, extensão e gestão. São elas: Fortalecimento de Linhas de Pesquisa, realização de pesquisa, dissertações, iniciação a pesquisa e dissertações sobre o tema; Programa de Educação Ambiental; Inserção de disciplinas e ou conteúdo de Educação Ambiental; Divulgação de livro, artigos guias sobre o projeto; Realização e organização de palestras, eventos e Rede (RASES) sobre ambientalização; Regulamentação de políticas de ambientalização nas Universidades. Dessa forma, pode–se conhecer sobre a importância de projetos interinstitucionais e financiados para mobilizar a comunidade acadêmica e contribuir com a ambientalização institucional. Afinal, ambientalizar é levar a discussão do cuidado do ambiente para dentro das salas de aula, grupos de pesquisa, setores administrativos e comunidade externa. Reconhece–se que as categorias apresentadas representam inúmeras ações ambientais que tem contribuído com o processo de ambientalização de universidades catarinenses como estratégia de educação ambiental no ensino superior.

Zitationsvorschlag

Lima, L. C. de, Pissetti, S. L. C., & Vaz, M. A. de F. (2019). EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROCESSO DE AMBIENTALIZAÇÃO DE UNIVERSIDADES CATARINENSES. Interfaces Científicas - Educação, 7(3), 197–210. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v7n3p197-210

Literaturhinweise

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