REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autor/innen

  • Filipi Vieira Amorim
  • Jean Prette Centro Universitário Internacional – Uninter

Schlagworte:

Educação de Jovens e Adultos. Filosofia. Paulo Freire. Estágio supervisionado.

Veröffentlicht

2019-06-19

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Abstract

Neste artigo, propõe-se a reflexão sobre as contribuições da Filosofia na Educação de Jovens e Adultos – EJA. O ponto de partida para tal abordagem é a experiência do autor quando do desenvolvimento do “Estágio Supervisionado: Docência na Educação de Jovens e Adultos e Normal”, ocorrido entre 06 de junho e 06 de julho de 2016, como parte da estrutura currículo-disciplinar do Curso de Pedagogia – Segunda Licenciatura, do Centro Universitário Internacional – UNINTER, em parceria com a Escola Estadual de Ensino Médio Brigadeiro José da Silva Paes, localizada no município de Rio Grande/RS. Na discussão, está presente a defesa pela manutenção da Filosofia nos currículos escolares e, desde o caso da Educação de Jovens e Adultos, apresentam-se algumas contribuições da disciplina ao processo de formação humana. Em termos metodológicos, adotou-se a perspectiva teórico-bibliográfica e embasou-se, principalmente, no pensamento do educador brasileiro Paulo Freire. Concluiu-se que a Filosofia não deve ser vista apenas como outra disciplina inserida na inflexibilidade dos currículos tradicionais ou, tampouco, fonte de conteúdo inquestionável, ela deve servir como interlocutora entre o conhecimento oportunizado na escolarização e a vida cotidiana dos educandos e educandas da EJA.

Autor/innen-Biografien

Filipi Vieira Amorim

Doutor em Educação Ambiental (2017) pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Mestre em Educação (2012) pela Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas (2010) pela mesma universidade e graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional – Uninter (2016). Atua principalmente nas seguintes áreas: Educação Ambiental; Filosofia, Ética e Epistemologia Ambiental; Hermenêutica Filosófica; e Teoria da Complexidade.

Jean Prette, Centro Universitário Internacional – Uninter

Mestre em Educação pela Univille - Joinville - SC. Possui graduação em Teologia (Bacharel) pela Faculdade Católica de Santa Catarina (2010) e graduação (Bacharel) em Filosofia pelo Centro Universitário de Brusque (2005), com (Licenciatura) pela Centro Universitário Claretiano de Batatais (2015), como também, Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (Uninter). Atua como docente nos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia e Educação Física na Faculdade Jangada - Jaraguá do Sul – SC. Bolsista CAPES - Tutor Curso Filosofia UFSC (Polo Joinville / SC). Orientador TCC do Centro Universitário Internacional – Uninter (Pedagogia).

Zitationsvorschlag

Amorim, F. V., & Prette, J. (2019). REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Interfaces Científicas - Educação, 7(3), 113–126. Abgerufen von https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4757

Literaturhinweise

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm Acesso em: 26 mar. 2017.

CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2010.

FLICKINGER, Hans-Georg. A caminho de uma pedagogia hermenêutica. Campinas: Autores Associados, 2010.

FREIRE, Paulo. A Importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez Editora, 2000a.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000b.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014a.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014b.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.

MARTINS, Maria do Carmo. Reflexos reformistas: o ensino das humanidades na ditadura militar brasileira e as formas duvidosas de esquecer. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 51, p. 37-50, jan./mar. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n51/n51a04.pdf Acesso em: 22 abril 2017.

ORIGEM DA PALAVRA. Site de Etimologia. Verbete: Funcionário. Disponível em http://origemdapalavra.com.br/site/palavras/funcionaria/ Acesso em: 22 abril 2017.