OS PROCESSOS IDENTITÁRIOS DO PROFESSOR E AS RELAÇÕES COM AS SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: ALGUMAS REFLEXÕES.

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n2p71–78

Autores

  • ANA BEATRIZ GARCIA COSTA RODRIGUES UNIVERSIDADE TIRADENTES

Palavras-chave:

Processos Identitários, práticas docentes, formação docente.

Publicado

2018-03-02

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Artigos

Resumo

O presente artigo tem a intenção de apresentar uma breve reflexão resultante da análise de alguns trabalhos publicados em periódicos nacionais e internacionais referentes aos processos identitários do professor procurando investigar como as publicações sobre identidade docente tem articulado estes processos às práticas e a formação docente. Para a pesquisa e seleção dos textos foram utilizadas as seguintes palavras-chaves: Processos Identitários, Práticas docentes, trajetórias docentes e formação de professores. Foi observado que todos os trabalhos selecionados relacionam os processos identitários às práticas profissionais e à formação docente de forma direta e indireta. Porém não foram encontradas investigações sobre as relações dos processos identitários dos docentes com a percepção da relação ensino-aprendizagem e sobre a formação prospectiva do professor.

Biografia do Autor

ANA BEATRIZ GARCIA COSTA RODRIGUES, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Doutora em educação pela PUC-RS, Professora Titular do curso de Psicologia da Universidade Tiradentes, UNIT-SE.

Como Citar

RODRIGUES, A. B. G. C. (2018). OS PROCESSOS IDENTITÁRIOS DO PROFESSOR E AS RELAÇÕES COM AS SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: ALGUMAS REFLEXÕES. Interfaces Científicas - Educação, 6(2), 71–78. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n2p71–78

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