AS AÇÕES EDUCATIVAS PARA A EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAIS COMO PROCESSO DE EQUIDADE SOCIAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v7n2p145–156

Autor/innen

  • Cleonildo Mota Gomes Junior Universidade de Pernambuco - UPE Mata Nort
  • Maria do Carmo Barbosa de Melo Universidade de Pernambuco - UPE/Mata Norte

Schlagworte:

Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Lei 11.645/08. Política de Inserção. Relações Étnico-Raciais

Veröffentlicht

2019-02-28

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Ausgabe

Rubrik

Artigos

Abstract

O presente artigo integra uma pesquisa em andamento em nível de mestrado sobre o Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana cuja proposta visa colaborar para que todos os sistemas de ensino, principalmente no âmbito das Instituições de Ensino Superior, cumpram as determinações legais para o enfretamento das diferentes formas de preconceito racial, racismo e discriminação racial como garantia o direito de aprender a equidade educacional. Além de fortalecer nos cursos de Licenciatura Plena em Pedagogia as políticas de equidade social a partir do ponto de vista das Políticas de Ações Educativas instituídas através da Lei Federal 11.645/08. Certamente, o artigo reflete também como esta política de ações educativas deve ser evidenciada nesses espaços e quais os princípios para o fortalecimento desta discussão para os cursos de formação docente, cuja proposta estabelece um conjunto de ações afirmativas e de políticas públicas, visando à garantia da equidade social. Além do mais, este conduzirá a uma crítica plausível a partir das políticas de garantia de direito estabelecido legalmente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei nº 9.394/96 em seu artigo 26-A.

Autor/innen-Biografien

Cleonildo Mota Gomes Junior, Universidade de Pernambuco - UPE Mata Nort

Mestrando em Educação pela Universidade de Pernambuco - UPE Mata Norte; Pós-Graduado em História da África pela Fundação de Ensino Superior de Olinda - FUNESO e União das Escolas Superiores da FUNESO - UNESF e em Ensino de História e Geografia pela Universidade Cidade de São Paulo e Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.

Maria do Carmo Barbosa de Melo, Universidade de Pernambuco - UPE/Mata Norte

Doutora em Educação, área de conhecimento de Metodologia do Ensino da História e das Ciências Sociais, pela Universidade do Minho (2007). Professora Adjunta M03 - II C, da Universidade de Pernambuco, no âmbito da Graduação e da Pós-Graduação Stricto-Sensu, Coordenadora de Graduação da UPE - Campus Mata Norte, Coordenadora Geral do PARFOR - UPE. Professora Orientadora.

Zitationsvorschlag

Junior, C. M. G., & Melo, M. do C. B. de. (2019). AS AÇÕES EDUCATIVAS PARA A EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAIS COMO PROCESSO DE EQUIDADE SOCIAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. Interfaces Científicas - Educação, 7(2), 145–156. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v7n2p145–156

Literaturhinweise

ARROYO, Miguel G. Assumir nossa diversidade cultural. In: Revista da Educação do BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Plano Decenal de Educação para todos, Brasília: MEC, 1993.

______________. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

______________. Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Brasília: MEC, SECADI, 2013.

______________. Lei Federal nº 10.639, de 09 de Janeiro de 2003. Altera a Lei n.º 9.394, de20 de dezembro de 1996 (estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências).

_______________. Lei n.o 11.645/08, de 10 de março de 2008. Disponível em: <<https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm >>.

___________Conselho Nacional de Educação (CNE). Resolução do Conselho Nacional de Educação - Câmara Plena (CNE/CP) nº 01, de 17 de junho de 2004. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

BATISTA, Maria de Fátima Oliveira. A contribuição do Movimento Negro de Pernambuco na Construção da Lei nº 10.639/03. In: SANTIAGO, Eliete; SILVA, Delma; SILVA, Claudilene. (orgs.). Educação, escolarização e Identidade Negra: 10 anos de pesquisa sobre as relações raciais no PPGE/UFPE. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2010.

CANDAU, V. M.. Interculturalidade e educação na América Latina. Nova-américa, nº 77, Rio de Janeiro, 1998, pp.38-43.

________________. (org.). Sociedade, Educação e Cultura (s). Questões e propostas. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.

CAVALLEIRO, E. (org.). Racismo e Antirracismo na educação: Repensando nossa educação. São Paulo: Summus, 2001.

CARVALHO, R. M.. Educação de Afro-Brasileiros: Pensando novos referenciais. In: Amâncio, Iris Maria da Costa (Org.). África-Brasil-África: matrizes, heranças e diálogos contemporâneos. Belo Horizonte: Editora PUC Minas; Nandyala, 2008.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de pesquisa social, 5ª edição. São Paulo, editora Atlas S.A. 1999.

GADOTTI, M.. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artmed, 2000.

GOFFMAN, E. Estigmas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1963.

MARTÍNEZ, M. E. Cultura(s) e identidades nas propostas curriculares nacionais do Brasil e da Argentina os anos 90. In: Candau, V. M.(org.). Sociedade, educação e cultura (s): questões e propostas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

MOREIRA, Antônio Flávio; CANDAU, Vera Maria (orgs.). Multiculturalismo: Diferenças Culturais e Práticas Pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

RODRIGUES, N. (1996). Da mistificação da escola a escola necessária. São Paulo: Cortez, 1996.

SAHB, Warlley Ferreira. A Gestão Democrática do Ensino e a Lei 10.639/03. In: AMÂNCIO, Iris Maria da Costa (Org.). África-Brasil-África: Matrizes, heranças e diálogos contemporâneos. Belo Horizonte: Editora PUC Minas; Nandyala, 2008.

SANTOS, E. P. dos. A Educação e as Religiões de Matriz Africana: Motivos da Intolerância. Minas Gerais: UNILESTE. Gt: Afro Brasileiros em Educação, 1994, p.14-15.

VEIGA, Ilma Passos da (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 2002.