PARADIGMA DO CUIDADO COMPLEXO EM SAUDE: produção de conhecimento no campo da enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p27-40

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Palavras-chave:

Paradigma. Cuidado complexo em saúde. Enfermagem

Publicado

2020-04-02

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Resumo

Esse artigo tem por objetivo integrar reflexões sobre complexidade e formação em enfermagem. Por tratar-se de um artigo de revisão a metodologia utilizada para o estudo foi a pesquisa bibliográfica. Observamos por meio de diferentes discussões que o cuidado no campo da enfermagem foi se transformando até chegar ao cuidado profissional tal como é praticado hoje, tendo em vista os paradigmas que permearam sua trajetória histórica. Pensar e refletir sobre o paradigma do cuidado complexo em saúde significa estar sensível ao desenvolvimento de práticas de cuidado que considerem interconexões, intercorrências das interações envolvidas na assistência no processo de cuidar. A teoria base para essa reflexão tornou-se um ponto de partida, não de chegada.

Biografia do Autor

Andréia Valéria de Souza Miranda, UDESC

Doutoranda em Educação (UDESC) Especialista em Saúde da Família; Desenvolvimento Gerencial de Unidades Básicas; Enfermagem do Trabalho; Formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde; Saude pública com enfase em saude mental; Educação Profissional na Área da Saúde: Enfermagem Enfermeira

Marina Patricio de Arruda, Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC

Doutora em Serviço Social e pos-doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(2012). Atualmente é professora e pesquisadora nos Programas de Pos-graduação em Educação (PPGE) e em Ambiente e Saúde (PPGAS) da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) integrando as Linhas de pesquisa Educação, Processos-socioculturais e Sustentabilidade (PPGE) e Meio Ambiente, Saúde e Qualidade de Vida(PPGAS). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação, Saúde e Qualidade de Vida (GEPESVIDA).

Sonia Maria Martins de Melo, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutora em Educação. Professora da Graduação e do Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE\UDESC. Líder do Grupo de Pesquisa EDUSEX Formação de Educadores e Educação Sexual

Como Citar

Miranda, A. V. de S., Arruda, M. P. de, & Melo, S. M. M. de. (2020). PARADIGMA DO CUIDADO COMPLEXO EM SAUDE: produção de conhecimento no campo da enfermagem. Interfaces Científicas - Educação, 8(3), 27–40. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p27-40

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