FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: NARRATIVAS ACERCA DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS

Autors/ores

  • Pedro Paulo Souza Rios Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Edonilce da Rocha Barros Universidade do Estado da Bahia
  • Andre Ricardo Lucas Vieira Universidade do Estado da Bahia
  • Alane Martins Mendes Faculdade Regional do Riachão

Paraules clau:

Formação docente, EJA, Narrativas

Publicades

2024-03-21

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Resum

O presente estudo é resultado de reflexões desenvolvidas a partir da discussão no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus VII, durante o desenvolvimento do componente curricular Educação de Jovens e Adultos, por entendemos que na contemporaneidade a formação continuada tem se configurado num instrumento importante frente a atuação de entidades públicas, grupos e movimentos sociais que trabalham com essa modalidade de ensino. Considerando a complexidade desse estudo elegemos por método as narrativas (auto)biográficas, por entendermos que as discussões sobre as histórias de vida, enquanto processo de formação, inscrevem-se na história individual, mas também coletiva. O presente estudo tem por objetivo refletir acerca da formação docente dos licenciandos em pedagogia para atuarem na Educação de Jovens e Adultos. As narrativas nos levaram a perceber as influências que as discentes-professoras receberam para a escolha do magistério, como iniciaram na EJA a construção do seu saber fazer cotidiano e os processos de formação. Nesse caso, a abordagem (auto)biográfica foi utilizada na perspectiva de investigação-formação, e no modelo interativo-dialógico. Assim, o grande desafio de ser professor consiste em buscar o conhecimento inovando sua prática, se capacitando para atender as demandas da realidade na qual educador e educando estão inseridos. Dessa maneira compreendemos que as narrativas, enquanto ferramenta metodológica possibilita maior entendimento dos processos pedagógicos formativos.

Biografies de l'autor/a

Pedro Paulo Souza Rios, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutorando em Educação - UFS; Mestre em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos - UNEB; Especialista em Filosofia Contemporânea; Graduado em Filosofia e Pedagogia

Edonilce da Rocha Barros, Universidade do Estado da Bahia

Doutorado em Ciências Humanas, pela Universidade Federal de Santa Catarina; Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Graduação em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador. Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia. Vice-Coordenadora do Programa de Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA); Membro efetivo do Comitê de Iniciação Cientifica da Universidade do Estado da Bahia. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDET) do DCH III. Atua principalmente com os seguintes eixos temáticos: Agricultura Familiar; História e Memória; Desenvolvimento Territorial; Mulheres; Associativismo e Cooperativismo; Gestão dos Recursos Naturais e Ação Coletiva

Andre Ricardo Lucas Vieira, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Educação de Jovens e Adultos pelo MPEJA - UNEB/BA, com especialização em Educação de Jovens e Adultos ; Matemática Financeira e Estatística pela Universidade Candido Mendes; Gestão Escolar pela Faculdade de Ciências e Tecnologia e licenciatura em Matemática pela Universidade Nove de Julho. Atualmente é professor da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, lotado no campus VII em Senhor do Bonfim. Coordena o Núcleo de Educação Matemática - NEMAT. Leciona ainda na Faculdade Nobre de Feira de Santana - FAN e na Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana - UNEF, nos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia Química nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, Estatística, Geometria Analítica e Matemática Aplicada. Tem experiência na área de Educação, atuando como professor nos seguintes temas: Formação do Educador, Identidade Docente, Educação Matemática, Teorias Psicológicas da Aprendizagem, Metodologia do Ensino de Matemática, Tecnologia da Informação e Comunicação e Estágio Curricular Supervisionado em Matemática

Alane Martins Mendes, Faculdade Regional do Riachão

Mestrado em Ciências da Educação pela Universidad San Lorenzo – UNISAL; Especializações em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura; Psicopedagogia Clínica e Institucional; Gestão Escolar; Graduação em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB; Professora da Rede Municipal de Mirangaba – Bahia e da Faculdade de Riachão do Jacuípe – FARJ

Com citar

Rios, P. P. S., Barros, E. da R., Vieira, A. R. L., & Mendes, A. M. (2024). FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: NARRATIVAS ACERCA DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS. Interfaces Científicas - Educação, 12(2), 6–22. Retrieved from https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5411

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