RECURSOS CRIATIVOS, MÍDIA LOCATIVA E ARTE URBANA: EXPERIENCIANDO O LUGAR DURANTE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v6n1p201-212

Autores

  • Luiz Adolfo Andrade Jornalista e designer de jogos digitais. Professor da Universidade do Estado da Bahia, atuando nos cursos de graduação em Jornalismo em Multimeios, Desenvolvimento de Jogos Digitais e no Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA). Doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea (cibercultura) pela Universidade Federal da Bahia. Coordena o LEME/CNPq – Laboratório de Estudos de Mídia e Espaço. Atualmente, é bolsista CAPES, Programa de Estágio Pós-doutoral no Exterior, processo 88881.119487/2016.01, desenvolvendo pesquisa sobre a relação entre o lúdico e a cidade na IT-University of Copenhagen (IT-U)
  • Cecílio Ricardo de Carvalho Bastos Jornalista. Professor substituto da Universidade do Estado da Bahia, atuando no curso de graduação em Jornalismo em Multimeios. Professor da Faculdade São Francisco de Juazeiro, atuando no curso de Publicidade e Propaganda. Especialista em Jornalismo Digital e mestre em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos.

Palavras-chave:

Espaço. Lugar. Aprendizagem. Midia Locativa. Comunicação.

Publicado

2017-10-14

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Dossiê

Resumo

Este trabalho realiza um estudo teórico discutindo as noções de mídia locativa, espaço, lugar e cidade para descrever um objeto de aprendizagem. Trata-se de um aplicativo para smartphone desenvolvido no âmbito do Laboratório de Estudos de Mídia e Espaço (LEME/ CNPq) e no Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos, da Universidade do Estado da Bahia com foco de aumentar a visibilidade das informações culturais, artríticas e turísticas da região do Vale do São Francisco. A partir de uma pesquisa bibliográfica, pretende-se descrever a parte deste projeto que indexou dados relativos à urbanografia do município de Juazeiro – BA. Ao final, conclui-se que o processo de aprendizagem proporcionado pelo aplicativo é devedor da criação de um lugar, com base na posição do usuário e da localização da obra de arte sobre o espaço urbano.

Como Citar

Andrade, L. A., & Bastos, C. R. de C. (2017). RECURSOS CRIATIVOS, MÍDIA LOCATIVA E ARTE URBANA: EXPERIENCIANDO O LUGAR DURANTE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM. Interfaces Científicas - Educação, 6(1), 201–212. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v6n1p201-212