PROVINCIA DA PARAHYBA DO NORTE: ESCOLARIZAÇÃO DA POPULAÇÃO POBRE (1849 – 1874)

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v4n1p77-86

Autors/ores

  • Lays Macena Batista Universidade Federal da Paraíba
  • Mauricéia Ananias Universidade Federal da Paraíba

Paraules clau:

Província da Parahyba do Norte. Escolarização da população pobre. Instrução primária.

Publicades

2015-10-19

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Artigos

Resum

Este trabalho apresenta discussões acerca da escolarização da população pobre na Província da Parahyba do Norte entre os anos de 1849 a 1874 como parte do processo de institucionalização da instrução pública primária. O recorte temporal proposto leva em consideração os dois regulamentos da instrução pública, promulgados em 15 e 20 de Janeiro de 1849, que, além de contribuírem para normatização e organização da instrução, criaram o cargo de diretor geral da instrução pública, que dentre tantas atribuições, tinha como meta inspecionar a instrução em toda a Província. E 1874, por ser o último ano de funcionamento do Colégio de Educandos Artífices como espaço de escolarização destinado à população pobre e que teve por objetivo prestar assistência à infância desvalida. As fontes utilizadas para construção da narrativa foram os relatórios dos presidentes da Província, os regulamentos e os Documentos Diversos sobre a instrução pública primária, os jornais que circularam na Província durante o período estudado, bem como a bibliografia disponível referente à história e história da educação da Paraíba. A partir das análises feitas sobre o perfil etnicorracial e econômico da população paraibana e as condições que se encontrava a instrução primária na Província, inferimos que parte da população pobre também teve acesso à instrução primária como instrumento de civilização. Palavras-chave: Província da Parahyba do Norte. Escolarização da população pobre. Instrução primária.

Biografies de l'autor/a

Lays Macena Batista, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Pedagogia. Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, na linha de História da Educação, com ênfase para pesquisa da escolarização da população pobre e negra no século XIX.

Mauricéia Ananias, Universidade Federal da Paraíba

Atualmente é professora Associada do Centro de Educação e membro do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. Possui graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCC - (1994), mestrado em História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP- (2000) e doutorado em História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP- (2005). Compõe a Comissão Editorial da Revista HISTEDBR On-line UNICAMP/SP. Integra os Grupos de pesquisa: História da Educação no Nordeste Oitocentista- GHENO e Estudos e Pesquisas História da Educação da Paraíba- HISTEDBR/PB, ambos radicados na Universidade Federal da Paraíba e registrados no Diretório de Grupos do CNPQ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente com temas relacionados à história da educação na Paraíba Imperial, em especial, pesquisando processos de escolarização e a institucionalização da escola pública primária.

Com citar

Batista, L. M., & Ananias, M. (2015). PROVINCIA DA PARAHYBA DO NORTE: ESCOLARIZAÇÃO DA POPULAÇÃO POBRE (1849 – 1874). Interfaces Científicas - Educação, 4(1), 77–86. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v4n1p77-86

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