IMBRICAÇÕES ENTRE CIDADANIA E EDUCAÇÃO

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v4n3p43-50

Autores

  • Olivia Cristina Perez Universidade Paulista UNIP/Santos

Palavras-chave:

Cidadania. Educação. Escola.

Publicado

2016-06-05

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Artigos

Resumo

Cidadania está relacionada à conquista de direitos civis, políticos e sociais. A educação, por sua vez, tem como função primordial socializar os indivíduos incutindo normas e valores. No entanto, ambos os processos viraram sinônimos de produtividade, deslocando os seus significados originais. Ademais, a educação tem sido considerada a única responsável pela conquista de uma sociedade justa e igualitária. A presente reflexão teórica aborda a contribuição da educação para a conquista da cidadania, embora apenas a educação não seja capaz de resolver a desigualdade social.

Biografia do Autor

Olivia Cristina Perez, Universidade Paulista UNIP/Santos

Doutora em Ciência Política pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (FFLCH/USP). É mestre em Sociologia também pela FFLCH/USP. Cursou o bacharelado e licenciatura plena em Ciências Sociais na Faculdade de Ciências e Letras da UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" (FCLAr/UNESP). Cursando especialização em Tecnologias, Formação de Professores e Sociedade na UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ (UNIFEI). Escreveu livros didáticos de sociologia para o ensino médio e de metodologia científica para o ensino superior (editora Saraiva, no prelo). Atualmente trabalha como professora substituta na UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) - Eixo O Ser Humano e sua Inserção Social - e ministra aulas em cursos de graduação e pós-graduação na UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP). Sua área de pesquisa engloba temas como sociedade civil, ONGs, terceiro setor, representação política, accountability e responsabilidade social. Participa como comentarista de política em programas de televisão, rádio e jornais da Baixada Santista.

Como Citar

Perez, O. C. (2016). IMBRICAÇÕES ENTRE CIDADANIA E EDUCAÇÃO. Interfaces Científicas - Educação, 4(3), 43–50. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v4n3p43-50

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